O ramo de eventos atrai muitos empreendedores que conhecem a área e, em muitos casos, adoram o ambiente festivo (pelo menos para quem assiste…) deste tipo de negócio. Mas exatamente por ser um segmento muito competitivo e com muitos concorrentes, é preciso saber escolher bem o nome para empresa de eventos.
Existem 3 pontos em que costumamos insistir bastante aqui no blog quando falamos sobre a escolha de nomes para empresas:
Posicionamento
Diferenciais
Público-alvo
Isso porque não tem como escolher nome para empresa de eventos ou de qualquer outro ramo sem ter estes 3 conceitos de marketing bem claros em sua cabeça. Vamos falar rapidamente sobre eles?
Confira também: Como escolher nome para empresa: 3 obrigações e 9 proibições
Posicionamento: o lugar que você quer ocupar nos corações e mentes dos seus clientes, o tipo de história que você quer que eles contem sobre você. Por exemplo: seus eventos são mais tradicionais, como casamentos e formaturas, ou seu negócio é show e balada? Seu nome deve ajudar a posicionar essas ideais na cabeça do público!
Diferenciais competitivos: o diferencial de uma empresa é aquela qualidade especial que ela tem, superior aos concorrentes, e que a faz ser escolhida pelos clientes, em detrimento dos outros players do mercado. Podem ser seus equipamentos, seu atendimento, sua pontualidade, a qualidade do seu som, de sua cozinha, do seu serviço etc. Mas alguma coisa você precisa fazer melhor que os outros e deixar bem claro no seu nome, se possível.
Perfil do seu público-alvo: quem você vai atender? Empresas? Artistas? Pessoas físicas? Que porte de empresa e tipos de artistas? Qual a faixa etária do público, sua renda, suas preferências etc.? É preciso ter tudo isso em mente para criar um nome de empresa de eventos que combine com esse público!
Bom, depois destes ensinamentos mais teóricos, apesar de muito importantes, vamos apresentar para você alguns exemplos de nome para empresa de eventos e, em seguida, falar também de uma técnica muito usada para criação de nome de empresas: o chamado brainstorming!
20 Exemplos de nome para empresa de eventos
Todos os nomes que mostraremos a seguir foram criados pelos redatores da We Do Logos no esquema de concorrência criativa, em que estes profissionais competem entre si, enviando suas propostas de nome para o empresário que escolherá a melhor.
Veja 3 projetos de criação de nome de empresa de eventos e, inclusive, um deles em que além de nome, também foi criado o logotipo da empresa.
Projeto de criação de nomes para empresa de eventos: estrutura, cenografia e palcos
Número de opções de nomes enviadas: 205
Quantidades de redatores que participaram: 36
Alguns dos nomes concorrentes:
Diamond
UP!
Unique Moment
Horizon Infinity
Applausi
Unicity
Inovve
loopers
Veja aqui mais exemplos de nomes de empresas de eventos participantes desta concorrência.
Projeto de criação de nomes para empresa de eventos: Shows e festas
Número de opções de nomes enviadas: 352
Quantidades de redatores que participaram: 50
Alguns dos nomes concorrentes:
Toar
Artessom
Power Song
Watzsom
VibarSom
Sound Club
Night Vision
Stereo Club
Veja aqui mais exemplos de nomes de empresas de eventos participantes desta concorrência.
Projeto de criação de logotipos e nomes para empresa de eventos: banda especializada em eventos
Número de opções de nomes enviadas: 42
Quantidades de redatores que participaram: 8
Alguns dos nomes e logos concorrentes:
Veja aqui mais exemplos de nomes de empresas de eventos e logotipos participantes desta concorrência.
Agora que você já se inspirou com esses 20 nomes para empresa de ventos, conheça uma maneira prática de usar a técnica de brainstorming para criar nome de empresa de eventos.
10 passos para fazer um brainstorming de criação de nomes
Está técnica de “tempestades cerebral” é dividida em 2 partes. Na primeira é proibido criticar, para não inibir a ideia de ninguém. Na segunda, se escolhem as melhores e lapidam os conceitos, veja:
Defina uma equipe de 5 a 8 pessoas para participar do processo.
Escolha uma sala com mesa grande, acomodação para todos, lousa, flipchart, acesso à internet e uns lanchinhos e sucos.
Apresente o briefing sobre posicionamento, diferenciais e público-alvo, além de referências de concorrentes e outras informações que achar necessárias.
Defina uma pessoa para anotar todos os nomes sugeridos na lousa ou flipchart.
As pessoas vão dando suas sugestões, podem conversar e debater, mas ninguém pode criticar a ideia do outro.
Vai surgir uma grande massa de sugestões, uma puxando a outra.
Depois de umas 2 horas, faça um intervalo de meia hora ou retome só no dia seguinte (o que é melhor, para “assentar” as ideias na cabeça).
Ao reiniciar a reunião, todas as ideias anotadas devem ser lidas e debatidas.
Agora é permitido criticar, complementar ideias, uni-las e até ter novas!
Aos poucos vão sendo eliminadas as sugestões ruins, até que no final, o grupo deve escolher os 2 ou 3 melhores nomes para a empresa.
Em seguida, devem ser tomadas as providências como pesquisa no site do INPI e o processo de registro, contando com opções suficientes para o caso de um dos nomes já existir.
Que achou desse método para criar nome para empresa de eventos contando com sua equipe?
Se seu negócio está precisando criar nomes, slogans e logos, além de diversos outros materiais de comunicação e marketing, pode contar com a maior plataforma criativa da América Latina, a We Do Logos! Clique no link e comece já a criar o nome de sua empresa de eventos!