Ter um escritório de contabilidade é, sem dúvidas, uma grande responsabilidade. Responder pela administração financeira e fiscal de uma empresa tem um peso muito grande e exige que os clientes depositem muita confiança no seu trabalho.
Sendo assim, será necessário bem mais do que propagandas com preços e nenhuma proposta de valor. Dados de 30 de abril de 2018 do Conselho Federal de Contabilidade mostram que são 522.019 profissionais de contabilidade com registro ativo. Em meio a tantos concorrentes, é fundamental comunicar ao seu público quais são as vantagens que o seu escritório tem sobre os demais.
O panfleto de contabilidade é um material excelente para ser usado entre as estratégias de marketing, já que este tipo de mídia tem um grande alcance pelo seu potencial de circulação. Além disso, é um material que reúne várias informações importantes do seu escritório, com um custo bastante razoável.
Um panfleto de contabilidade deve, como características básicas, ser elegante e transmitir confiabilidade sobre o seu trabalho.
O panfleto para contabilidade pode ser usado, além da captação de novos clientes, para fidelização de todos eles, criando assim uma carteira de clientes.
Para saber como utilizar esse material da melhor maneira, a WeDoLogos preparou dicas imperdíveis. Aproveite!
O que um panfleto de contabilidade deve ter?
A identidade visual corporativa da sua empresa deve estar fielmente representada no material. Isto é: seu logotipo, suas cores e fontes e outros elementos precisam retratar seu posicionamento e seu diferencial. Veja mais detalhes.
1– O que colocar no texto do folheto
Quantidade: não coloque tudo o que seu negócio tem em um só material. É claro que você precisa colocar os seus serviços, a sua localização e as informações de contato, mas preze por uma redação sucinta e objetiva.
Slogan: se o seu escritório tem um slogan, excelente! Use-o. Um slogan forte é importante para que as pessoas consigam identificar o seu negócio em outros locais. Principalmente se você faz publicidade também em outras mídias, como redes sociais, rádio e televisão. Isso é uma excelente forma de fixar sua marca diferenciando-a de outros escritórios de contabilidade concorrentes.
Linguagem: esse talvez seja o ponto mais difícil da criação de um panfleto de contabilidade. Você precisa encontrar o meio termo exato entre a linguagem própria da profissão e o que o público leigo conhece e vai entender. Lembre-se que todos precisam captar a mensagem escrita, mas também não se pode usar uma informalidade excessiva e parecer algo pouco profissional ou, até mesmo, amador.
2- Quais os tipos de imagens mais indicados
Estilo: usar imagens sempre ajuda a chamar atenção para o seu panfleto, mas você precisa ter o cuidado para escolher imagens que combinem com o estilo do seu escritório e com a proposta do material. Por exemplo: se você é especializado na contabilidade de empresas de grande porte, vale a pena usar imagens que remetam a um ambiente corporativo mais robusto.
Cores: preze por uma matriz de cores mais frias, como o azul e o verde. Eles criam uma imagem mais formal, tecnológica e ideal para os ambientes corporativos. Evite constrastes excessivos ou cores como vermelho. Elas podem não transmitir a confiabilidade que você deseja passar a seus clientes.
Mapas, infográfico e gráficos: se você quer incrementar a parte gráfica do seu panfleto de contabilidade, use um mapa de localização do endereço do seu escritório! Coloque nomes de ruas, pontos de referência, metrôs e pontos de ônibus. Assim você coloca um elemento funcional e chamativo ao mesmo tempo. Além disso, você pode mostrar seu conhecimento técnico com ajuda de infográficos informativos e gráficos sobre desempenho financeiro.
3- Papéis adequados para um panfleto de propaganda
Gramatura: tudo depende da maneira como quer divulgar o seu panfleto de contabilidade. Se você quer uma grande tiragem e uma divulgação bem intensa, opte por uma gramatura pequena. Além de ser mais fácil de distribuir, o custo também é mais baixo. Agora, se você quer material de maior qualidade, use uma gramatura maior e tenha como vantagem a resistência do papel. Uma gramatura boa para um panfleto para escritório de contabilidade seria de 90 g/m2.
Tipo de papel: o melhor papel para panfleto é o papel couché fosco. O off-set também é uma boa opção e pode ser usado sempre que precisar optar por algo mais barato. Para dar um ar mais elegante ao seu panfleto e aproveitar a pegada da sustentabilidade, usar papel reciclado pode cair bem. Com ele, você também economiza com o valor da impressão por poder usar a própria cor do papel como plano de fundo. Legal, não é mesmo?
Se você quiser ainda desenvolver um material impresso mais completo, pode optar por uma apresentação institucional. Nela você pode colocar textos mais extensos e são um ótimo recurso para quando o seu público alvo é de empresas maiores.
Confira também: Dicas e sugestões de nomes para escritório de contabilidade
A WeDoLogos, maior agência de design para PMEs do Brasil, é o parceiro ideal para desenvolver uma arte profissional para o seu panfleto de contabilidade e começar suas estratégias de captação de clientes.