top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

Papel para folder: escolha o melhor para obter resultados

Papel para folder é uma escolha importante para que seu material tenha um acabamento adequado e uma apresentação consistente e de qualidade para impressionar seus clientes. A decisão pelo papel do folder pode ser determinante no resultado, tanto interferindo na qualidade da impressão quanto na rigidez necessária a este material. São diversos tipos de papéis e gramaturas, que você deve escolher com todo cuidado.


Na verdade, ao usar o seu folder para divulgar um negócio, além da escolha do papel, não se esqueça de caprichar na identidade visual e no design da peça. Contratar um designer profissional é muito importante para obter os melhores resultados, seja em um folder ou em qualquer outro material que faça parte de seus esforços de marketing.

Para ajudar você a escolher um bom papel para folder, vamos detalhar algumas dicas e boas práticas, tanto quanto ao tipo de papel do folder quanto às diversas gramaturas disponíveis no mercado.

Como escolher papel para folder

Tipos de papel para folder

No caso de folders, são 4 as opções mais usadas:

  1. Papel Supremo: Um papel bastante resistente e com gramaturas elevadas, só é indicado para folders quando você realmente quiser dar maior resistência e solidez ao material. Em alguns casos, o folder pode ter a capa neste papel e o miolo em outro, como o couché. Sua superfície muito lisa confere uma aparência bastante elegante, mostrando mais qualidade para seus clientes.

  2. Papel Couché: Certamente o mais usado para se fazer um belo folder, este papel, além de resistente e liso, permite uma impressão bastante precisa. No caso de usar este papel em um folder, existe a opção entre fosco e brilhante. Na maioria dos casos, o fosco transparece mais exclusividade, mas é tudo uma questão de gosto que seu designer poderá ajudar a decidir.

  1. Papel Reciclato: Na verdade este papel não é reciclado! Com a moda do politicamente correto e ecológico, a demanda por papel verdadeiramente reciclado foi tão grande que algumas empresas criaram um papel que imita a aparência deste tipo de papel, com cores pardas e em tons de areia. Apenas deve-se tomar cuidado pois como sua superfície não é branca pode causar alterações nas cores impressas sobre ele.

  2. Papéis artesanais: Indicados somente para projetos especiais diferenciados, este papel para folders é muito empregado em projetos relacionados com produtos naturais ou artesanais. Eles apresentam algumas características que é preciso levar em conta antes de optar por eles em seu folder. Uma remessa pode variar em cor e textura em relação à outra, gerando materiais levemente diferentes. Além disso, é preciso fazer um teste de gramatura para se certificar que ela será suficiente. Por fim, além de mais caros, é importante ter muita atenção na hora de imprimir para não ocorrerem alterações nas cores aplicadas. É mais usado em pequenas tiragens que merecem um cuidado especial.

A We Do logos é um site de concorrência criativa que faz muito mais que logotipos. Nossos profissionais estão preparados, por exemplo, para fazer folders do jeito que você precisa e, muitas vezes, podem em alguns casos te orientar até sobre qual o papel para folder que você deve solicitar para sua gráfica. Dê uma olhada neste projeto de criação de folder para esta empresa especializada em lavagem de carros a seco. Foram 20 opções de folders enviadas.

Gramatura do papel para folder

Como orientação geral, podemos dizer que uma gramatura de 150 g/m2 é suficiente para dar a resistência e rigidez necessária para um folder.

Gramatura é a relação entre a área do papel e seu peso. Portanto, quanto maior o peso por metro quadrado, maior a gramatura e, consequentemente, mais sólido e rígido ficará seu folder.

Não economize na gramatura na hora de escolher o papel para seu folder. Além de na maioria dos casos a diferença de preço ser pequena, principalmente se você fizer uma grande quantidade de uma vez só, um folder “mole” e desajeitado não conseguirá gerar o impacto necessário para encantar seus clientes.


Alguns cardápios (como o da imagem acima) são feitos em formato de folder, você sabia? Um restaurante que soube como aproveitar o melhor de sua identidade visual criando logos, cardápios, embalagens, uniformes e diversos outros materiais de comunicação com a We Do Logos foi o Point do Macarrão. Depois de desenvolver estes projetos, os proprietários notaram aumento de vendas e chegaram a receber propostas para franquiar seus negócios.

Conheça essa história de sucesso em mais detalhes: CASE Point do Macarrão.


Sua empresa está necessitando criar folder, logos, papelaria, banner digital ou algum outro material de comunicação? Então cadastre-se na We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Você envia seu pedido, preenche um briefing muito intuitivo para orientar nossos designers e já define um preço (dentro de certos limites) e começa a receber rapidamente dezenas de propostas para avaliar, pedir ajustes e escolher a melhor de todas. É tudo online e seu investimento é garantido: se nenhuma das opções te agradar, pode pedir seu dinheiro de volta!

Veja mais sobre a We Do logos:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page