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SEO Local: o que é isso e como pode me ajudar a vender mais?

Você já ouviu falar em SEO Local? Não? Pois saiba que o seu negócio pode estar perdendo muito dinheiro ao desconhecer essa vertente do Search Engine Optimization, ainda mais se você for proprietário(a) de um pequeno negócio, cujo serviço visa atender um público geograficamente limitado.

Felizmente, a internet é um espaço extremamente democrático quando o assunto é business. Empresas de todos os portes podem entrar no páreo, confiantes de que um bom trabalho de marketing digital e SEO poderá garantir bons posicionamentos nos resultados de busca — e, principalmente, garantir que seu site/blog seja acessado pelo público-alvo.

As estratégias enquadradas no SEO Local servem para atingir clientes concentrados em uma cidade, microrregião ou estado, por exemplo. O que significa que suas práticas podem ser adotadas até mesmo por empresas maiores que queiram explorar melhor o público de determinada região. Quer saber mais a respeito? Acompanhe nosso artigo!

SEO Local é o melhor para a sua empresa?

Essa é uma questão que costuma vir à tona quando se pensa em público local. Muitos empreendedores podem interpretar a estratégia como “um meio limitar suas vendas”, sendo que, na realidade, a empresa estará potencializando sua presença online para uma audiência muito mais qualificada.

Porém, evidentemente, o que define SEO Local como ideal para uma empresa são os seus objetivos. São muitos os casos em que um espaço de âmbito nacional é disputado sendo que os clientes são regionais, o que torna o planejamento mais caro, trabalhoso e, muitas vezes, inefetivo.

Analisemos a seguinte situação: a empresa X fabrica móveis sob medida e atende somente clientes residentes em São Paulo/SP. Sendo assim, por que ela se esforçaria em competir com a Y, que presta o mesmo serviço no Rio de Janeiro?

Note a diferença na prática

Que tal fazermos uma experiência utilizando o exemplo acima? Acesse a página do Google e digite “moveis sob medida”. Independente de você ter feito o login de sua conta ou não, repare que, mesmo sem especificar a localidade, os resultados que encabeçam a pesquisa são de empresas que oferecem o serviço na cidade em que você se encontra.

O Google sabe muito sobre nós e não seria diferente em relação a onde vivemos. Quem utiliza a internet via smartphone e permite que o Google colete informações do GPS, por exemplo, faz com que ele tenha até um histórico de localização e deslocamento.

Para que sua página apareça nas buscas realizadas por essas pessoas — resultando no que você percebeu com a experiência feita a pouco —, é preciso começar a direcionar os planos para o SEO Local. Não sabe por onde começar? Relaxe, estamos aqui para te ajudar!

Como otimizar o site para buscas locais?

Agora que você já sabe que precisa mudar o foco para quem está na sua região, naturalmente está se perguntando o que fazer, não é? Para ajudar a otimizar o site para explorar determinada(s) localidade(s), apresentaremos um passo a passo com estratégias de SEO Local para colocar em prática agora mesmo!

Observação: tenha muito cuidado ao categorizar a sua empresa. Da mesma forma que os mecanismos de busca desconsideram empresas não cadastradas, as que possuem informações erradas ou incompletas também são ignoradas pelo algoritmo.

1. Cadastre a empresa no Google Meu Negócio

Também conhecido como Google My Business, trata-se de um serviço gratuito que até pouco tempo chamava-se Google Places. Esse é o primeiro passo para colocar a sua empresa no mapa e assim ser inserida nos critérios de buscas específicas — em aspectos geográficos.

Sempre que uma busca sobre estabelecimentos e serviços locais — como entrega de gás, por exemplo — é feita hoje, é comum que antes dos resultados orgânicos apareçam anúncios do Adwords, seguidos de uma lista de empresas e suas respectivas informações de contato e endereço (junto do mapa).

Esse é um exemplo prático do que o Google Meu Negócio faz: ele promove diretamente o seu negócio apresentando todas as informações que o usuário deseja saber. Porém, os seus benefícios vão além disso!

Dois outros ótimos recursos que todo internauta tem acesso são o rating (dar uma nota de avaliação) e a caixa de comentários, pois quanto melhores as referências mais pontos são ganhos com o Google. Quando o seu cliente em potencial clicar sobre o seu anúncio, ela imediatamente será redirecionada a uma página contendo:


Descrição da empresa/estabelecimento;


Fotos do ambiente e do local;


Mapa detalhado;


Notas dos consumidores (vão de 0 a 5 estrelas);


Comentários.

Vale ressaltar que estamos usando serviços do Google como exemplo, mas recomendamos fortemente que você se cadastre, também, em serviços oferecidos por outros buscadores famosos, como Bing (Bing Places) e Yahoo (Aabaco Small Business).

2. Integre os negócios às redes sociais

Criar perfis corporativos em sites como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn é uma prática poderosa de SEO Local. Isso porque as redes sociais promovem uma interação entre empresas e consumidores, fazendo com que a marca permaneça sempre ativa.

Segundo pesquisa intitulada “Futuro em Foco Brasil 2015”, divulgada pela comScore, os brasileiros gastam em média 650 horas por mês em redes sociais. Um dado como esse deve levar qualquer empresa a fazer campanhas de social media.

Afinal, os internautas acumulam centenas de amigos e é natural que busquem indicações, convites e recomendações a partir das redes. Além disso, o fator social media é levado em consideração para o Google ao estabelecer o ranqueamento. Ou seja, a sua empresa precisa estar nas redes sociais!

3. Utilize as diversas ferramentas para marketing local

É muito importante que a sua empresa se mantenha atualizada sobre as ferramentas da internet, porque atualmente novas oportunidades surgem a cada momento. Confira dois exemplos de ferramentas muito úteis para o seu negócio local:

Waze: seja visto por quem está dirigindo

A plataforma Waze é uma excelente alternativa para quem possui um estabelecimento ou uma rede. Os seus usuários (wazers) são motoristas que estão pegando estrada ou andando pela cidade e são informados em tempo real sobre os estabelecimentos mais próximos de onde estão no momento.

O perfil de sua empresa no Waze é customizável — o app permite até colocar a logomarca — e fornece relatórios que exibem detalhes sobre a interação dos wazers com o seu negócio. É também perfeito para auxiliar quem deseja visitar seu estabelecimento e está meio perdido.

Foursquare: atinja seus consumidores virtualmente

O Foursquare é uma rede social muito conhecida, utilizada por mais de 50 milhões de pessoas — segundo a própria plataforma. Através de seu aplicativo, os usuários podem informar aos seus amigos onde estão no momento, fazer avaliações sobre o local e divulgar a informação através de outras redes sociais através do famoso check-in.

Além disso, a sua empresa é exibida como uma dica a quem estiver por perto — de acordo com a geolocalização. Para inserir o Foursquare em suas estratégias de SEO Local, basta cadastrar a sua empresa e começar a interagir.

Você ainda não abriu o seu negócio? Então confira nossas 4 dicas para tornar-se o seu próprio patrão!

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