A produção de conteúdo que realmente geram interesse é muito importante para você, que possui um site ou um blog. O marketing de conteúdo vem cada vez mais ganhando espaço, principalmente na internet, com a febre do marketing digital.
Importante: A internet é um meio mais permissivo e você deve adaptar sua mensagem a quem a lê, mas não descuide do Português, principalmente em textos corporativos, de venda ou quando se deseja estabelecer-se como autoridade em um assunto. Vamos lá?!
01. Anote tudo
Liste suas ideias em tópicos. Anote tudo, mesmo o que parecer inicialmente irrelevante, pois, depois de desenvolvido, esse tópico pode até acabar sendo o mais importante do produto final.
02. Esteja sempre preparado
A segunda é um complemento da primeira. Mantenha sempre à mão um gravador (seja do telefone, notebook, o que for). Se não tiver um, mantenha um bloco de anotações e caneta por perto, ou no bolso. Boas ideias costumam vir quando você não pode anotar. Lembre-se que verdadeiros empreendedores têm ideias até dormindo.
03. Evite distrações
Na hora de escrever, afaste-se do computador (ou pelo menos dos emails) e da televisão. Evite distrações que possam “apagar” uma boa ideia.
04. Encare os desafios
Escolha um lado, tenha um posicionamento, arrisque, permita-se. Refiro-me a não ficar em cima do muro, o que é diferente de ter opiniões extremadas. A apatia normalmente tem pouco poder de atração. Agora, independente de sua escolha, pesquise, justifique, embase, respalde sua opinião.
05. Crie rotinas de coisas que te faz produzir
Evite a paralisia da análise. A menos que você seja um filósofo, cuidado! Você pode gastar tanto tempo vendo todos os ângulos de um assunto, buscando informações e estudando o contraditório que acaba não conseguindo sair desse processo e efetivamente produzir. Temas muito complexos ou mais sensíveis tendem a nos colocar nessa dificuldade. Crie rotinas que o(a) livrem dessa situação.
06. Fique atento ao tempo de produção
Limite o tempo para escrever algo. Na internet, 24 horas dão a sensação de um mês. Se você demorar mais de 24 horas para terminar um artigo, é provável que ele não precise ser escrito. Se começar, acabe, se não acabar, esqueça, não era para ser. Note que isso vale para posts, artigos e não para livros ou trabalhos mais elaborados.
07. Não insista se não estiver inspirado
Se perceber que não é um dia bom para escrever, não insista. Use seu tempo para listar ideias ou ler mais sobre o assunto. É difícil você conseguir aprimorar alguns dias depois o que começou a escrever lá atrás. Normalmente esse procedimento faz você entrar em loop e ficar reescrevendo a mesma coisa, sem conseguir expor as coisas da forma que deseja.
08. Informa-se
Leia revistas do assunto sobre o qual você deseja escrever. Se souber inglês, acesse fontes estrangeiras também. Procure algo corrente, atual. Por mais que você domine um assunto, informe-se sempre mais, para ter segurança ao escrever.
09. Busque opiniões
Peça ajuda nas redes sociais e colabore com quem pede ajuda. Pergunte, também, sobre o que querem que você escreva ou peça para votarem ou escolherem entre alguns tópicos. Leia com extrema atenção os comentários, você vai se surpreender com o número de boas ideias, dicas e correções que você pode extrair deles. Esses relacionamentos são sempre positivos.
10. Aceite o contraditório
Parta do princípio que você nunca vai agradar a todos e que isso é normal. Alguns temas vão gerar muita controvérsia e algumas pessoas se perdem numa discussão, ficando mais exaltadas que o necessário. Ao mesmo tempo, aprenda e definir que discussões valem a pena e quais significam perda de tempo.
Curtiu? Conte pra gente o que achou dos tópicos acima e se tem algum que você conhece mas não está na lista!