Criar uma logo personalizada é melhor para diferenciar sua empresa do que comprar um template de logo já pronto.
Além de dar um aspecto profissional a toda sua comunicação, logos personalizadas cumprem algumas funções importantes para sua empresa:
Identificam sua marca;
Posicionam sua empresa na mente do consumidor;
Evidenciam seus diferenciais;
Protegem seus produtos ou serviços de imitações;
Facilitam a visualização de um produto no ponto de venda;
Estimulam a repetição de compra;
O consumidor pode começar a se tornar leal a sua marca;
Se bem feita, vai aumentar seu lucro;
Logotipos dão mais valor a marca.
Para alcançar esses objetivos tão complexos, um logotipo personalizado precisa retratar perfeitamente seu posicionamento, além de atender a alguns requisitos importantes, como estes:
Reconhecível: uma logo tão complexa e cheia de detalhes que chega a ser difícil sua identificação não cumprirá seus objetivos. Ela tem que ser de fácil compreensão e passar uma mensagem clara.
Fácil de lembrar: uma logo pode ser muito bonita e interessante, o que é importante, mas se não se fixar na memória, não terá como ocupar um lugar na mente do consumidor.
De fácil reprodução: esta é uma característica técnica, mas importante também. Logotipos personalizados tem que ser reproduzíveis em diversos tipos de superfícies e mídias, do papel a telas de computador, de metais a tecidos. Além disso, tem que ser apresentada em diversos tamanhos, em cores e em preto e branco.
Originalidade: para identificar e diferenciar sua empresa, a logo personalizada tem que ser única, criada especificamente para sua empresa.
Veja artigo da Hypeness sobre uso criativo de logo: Logo da Nike é alterado em campanha especial para quem mora em NY
Além disso, é preciso definir cuidadosamente alguns dos elementos que compõem um logotipo personalizado:
Angularidade:
Normalmente, formas arredondas (sem ângulos) indicam uma personalidade feminina e conciliadora, remetendo a harmonia, estabilidade e suavidade. Já formas pontiagudas e cheias de ângulos lembram uma atitude masculina, de conflito, instável, agitada e dinâmica.
Simetria:
Quando dois lados em função de um eixo parecem espelhados, temos uma forma simétrica, equilibrada, o que passa uma sensação de alívio e baixa tensão. Formas assimétricas indicam o contrário. Leves assimetrias podem ter um efeito interessante, indicando quebra da rotina e criatividade. Um exemplo de logo simétrica é a marca do Batman como apresentado abaixo. Se dividir no meio, ambos os lados contém exatamente a mesma imagem com as mesmas medidas.
Proporção:
Os elementos que compõem a logo tem que ser compostos de maneira harmônica. Símbolos não podem ser desproporcionais em relação as letras ou outros elementos, o que passaria uma ideia de desordem ou de erro.
Cores:
Diversas teorias sobre a psicologia das cores foram criadas, mas podemos fazer um breve resumo de seus significados:
Branco: pureza, luz e vida.
Preto: elegância, sofisticação e luxo.
Prata e dourado: exclusividade, riqueza e valor.
Vermelho: excitação, movimento e velocidade.
Verde: natureza, calma, crescimento e abundância.
Amarelo: luminosidade, atenção, calor.
Laranja: agrega características tanto do vermelho quanto do amarelo, além de acolhimento.
Azul: tradição, confiança e segurança.
Roxo: nobreza, criatividade e imaginação.
Tipografia:
Os tipos de alfabetos usados em um logotipo personalizado também podem transmitir significados. Letras grossas geralmente demonstram solidez, enquanto letras de traços finos indicam cuidado, leveza e precisão. Caligrafias manuscritas demonstram proximidade e cuidado artesanal, itálicas podem indicar velocidade e movimento e assim por diante.
Confira também 15 exemplos de logotipos com marcas famosas!
Fica claro que a criação de logos personalizadas é um processo complexo, de extrema importância estratégica para a empresa e que envolve o domínio de diversas técnicas e conhecimentos avançados de comunicação e marketing.
Só com os serviços de um designer profissional será possível conseguir uma logo personalizada adequada para seu negócio.
Mas como encontrar um bom profissional desta área por um preço acessível?
Vantagens da logo personalizada online
Sites de concorrência criativa como o We Do Logos permitem que o empresário se cadastre no site, faça seu pedido de logo (ou outro material) e, em pouco tempo e com um custo extremamente acessível, tenha em suas mãos a peça de comunicação que necessita.
Confira mais sobre as vantagens de criar logotipos personalizados online:
1- Processo totalmente online, sem a necessidade de procurar designers no mercado, eles já estão cadastrados no site, aguardando seu pedido. Inclusive com portfólios para você analisar.
2- Não será apenas um, mas dezenas de designers enviando propostas e ideias criativas para o seu projeto. O site da We Do Logos tem mais de 80.000 designers cadastrados!
3- Diversas propostas e ideias para cada projeto de logo personalizada ou nome para empresa. Normalmente uma agência de comunicação envia, no máximo, 3 opções de arte por projeto.
4- Nada de reuniões de briefing e processos demorados. Você cadastra seu pedido de forma rápida e fácil em um formulário e, imediatamente, todos os designers do site já tem acesso a ele.
5- Muita rapidez e agilidade. Em 24 horas você já começa a receber propostas para analisar e dar seu feedback.
6- Esqueça aquelas reuniões demoradas para pedir alterações ao designer. Conforme você vai recebendo as artes, já pode solicitar os ajustes em tempo real, tudo online. Rapidamente os designers enviam as opções ajustadas, para você continuar selecionando.
7- Antes do que você espera, já terá escolhido uma arte para seu logotipo, do jeito que você queria.
8- O resultado é de alta qualidade, porque foi escolhido o melhor entre dezenas de opções que foram sendo ajustadas e melhoradas ao longo de um processo extremamente ágil.
9- Certeza de estar recebendo peças originais e feitas de maneira personalizada para sua empresa.
10- Sua logo personalizada foi criada por um designer profissional, atendendo todos os requisitos para atingir os objetivos de sua empresa, conforme suas orientações.
11- O preço é extremamente acessível e você pode pagar em até 12 vezes no cartão.
12- E temos tanta confiança na qualidade de nossos designers, que se você não gostar de nenhuma opção enviada, terá seu dinheiro de volta.
Com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina é assim: você envia seu pedido de material de comunicação, pede ajustes, escolhe a melhor opção e em pouco tem um logotipo personalizado e de alta qualidade para usar em seu negócio. Tudo isso online e com um preço muito em conta.