Ter boas ideias de nome para empresas não é tarefa fácil. O processo pode ser tão complexo que algumas consultorias cobram uma pequena fortuna para desenvolver uma marca vencedora para seus clientes.
Se você está passando por este processo agora, lembre-se: o nome é a marca do seu negócio. Uma empresa pode mudar o logo, o símbolo e o design de seus produtos, mas raramente irá mudar de nome.
Inspire-se com as nossas 30 incríveis sugestões de nomes diferentes para empresas.
Como ter boas ideias de nome para empresas e o que o nome diz sobre seu negócio
Qualcomm é a soma de quality e communication; Verizon lembra horizon; Viagra, viril e aggressive; Intel, Intelligent e Electronics.
Os nomes também podem ser referenciais que homenageiam fundadores como Nestlé, Ford, ou cidades de origem como Evian; acrônimos como IBM, 3M, EMI; funcionais como General Motors, British Petroleum; inventados como Google, Exxon; experimentais como Fidelity para uma empresa de investimentos ou Land Rover para um veículo 4 X 4; e, ainda, evocativos como Jaguar, Mach3 (uma referência à velocidade).
Mostre o que você faz
Uma das regras de ouro para escolher um nome de sucesso para sua empresa é associar seu nome à sua atividade principal e, ao mesmo tempo, diferenciá-la dos concorrentes que atuam no mesmo ramo. E uma boa maneira de fazer isso é ressaltando os diferenciais.
Para ajudar você, veja também mais 6 dicas de como escolher um nome de uma empresa.
Acrescente os valores da empresa ao nome
Para se destacar dos concorrentes pegue a Missão, a Visão e o Valores da sua empresa (eles não foram feitos apenas para enfeitar seu site) e resuma em poucas palavras. Inclua também os diferenciais da empresa e suas inovações de produto, processo e inovação (se não sabe o que é isso consulte um especialista em marketing com urgência).
Faça um benchmarking
Pesquise empresas, de outros ramos, que tem os valores parecidos com o seu. Mas não é para copiar. Identifique o padrão. Veja quais estratégias que essas empresas usam para ressaltar suas atividades e seus diferenciais. Perceba como empresas quem tem a seriedade e profissionalismo como valores gostam de usar nomes próprios ou acrônimos. E empresas que buscam a inovação tem nomes exóticos de plantas, animais e objetos. Se inspire nesses padrões para criar nomes de empresa.
Quer mais dicas? Consulte aqui todas as postagens do blog sobre esse assunto!
O homem que diz sou, não é
Existe uma frase de Vinicius de Moraes em Canto de Ossanha que diz “O homem que diz “sou”, não é! Porque quem é mesmo é “não sou””. Essa frase pode parecer confusa e pouco relacionada com o assunto, mas é uma dica importantíssima para criar nomes de empresa verdadeiramente único.
Se o diferencial da sua empresa é a qualidade, não chame sua empresa de “quality”, afinal, quem diz “sou”, não é. Então não diga, seja. Como a Nike que para transmitir a busca pela vitória para os atletas que usam seus equipamentos, ao invés de se chamar “victory” ou “winning”, deu seu nome o mesmo da deusa grega da vitória, Nice (ou nike, em inglês). Portanto escolha algo que seja ou seu diferencial, não apenas diz ser.
Faça um brainstorming
O brainstorming é um recurso bem famoso no mundo a publicidade e do design, áreas que exigem muita criatividade. Então não é à toa que esse recurso está lá. O brainstorming é uma das melhores formas de se extrair a criatividade e a originalidade da mente humana. Apesar de ser muito famoso, o brainstorming raramente é aplicado da maneira correta. E olha que ele é provavelmente a melhor maneira de se ter boas ideias de nome para empresas.
Aprenda a fazer um brainstorming! Dá uma olhadinha nesse post.
Para isso é preciso ter as palavras-chave do seu negócio em mente e essa regrinha do canto de Ossanha. A partir daí é “soltar a mão”. Escreva tudo que vier a sua mente. Não precisa ter vergonha. Coloque tudo mesmo! Das palavras mais esdruxulas até as mais “nada a ver”. E escreva muito. Muito mesmo. Várias páginas. Acredite, depois de algum esforço (e muitas horas) você encontrará no meio daquele monte de baboseiras algumas ótimas palavras para representar sua empresa.
O que seu público iria gostar?
Agora pense no seu público-alvo. O que tem a ver com eles? Quais palavras estão na sua rede semântica? Tente pensar como seu cliente e ver quais das palavras que você tem eles iriam gostar mais, se identificar melhor. Uma mesma palavra pode trazer significados diferentes para pessoas diferentes. O ideal é ter uma palavra que traga o significado que você deseja para o máximo de pessoas possíveis, mas caso não seja possível, pelo menos faça questão de agradar quem serão seus compradores.
Pense simples
Outra dica importante a ser levada em consideração na hora de fazer brotar boas ideias de nome para empresas é simplificar as coisas. O que as empresas: Apple, Twitter, eBay, têm em comum, além de uma trajetória de tremendo sucesso? Poucas sílabas em seu nome. Os melhores nomes são curtos, fáceis de memorizar e pronunciar. Evite nomes muito longos ou complexos, que possam acabar confundindo seus clientes.
Um exemplo inspirador – ideias de nome para empresas
Quando os gurus da Lexicon, uma empresa de naming, viram o celular da RIM – Research in Motion – com seu teclado de pequenos botões, que lembrava sementes, imediatamente pensaram: Strawberry. No entanto, “straw” era uma sílaba que não apresentava a conotação de velocidade desejada para o produto; Blackberry foi o nome sugerido, pela associação do som do “b” com confiabilidade.
Ainda precisa de um empurrãozinho? Confira então 11 dicas top para criação de nome para empresa.
Não esqueça de verificar a disponibilidade do nome
Tenha opções finais de nomes, uns 4 ou 5, afinal, você precisa agora verificar quais ainda podem ser usados. Visite sites nacionais e estrangeiros de registro de domínios para verificar se já não existe na internet um endereço com o futuro nome do seu negócio, afinal, você pode querer expandir seus negócios para o exterior em algum momento. Verificar o registro vai ser uma boa maneira de eliminar ideias de nome para empresas e garantir que você terá somente nomes possíveis.
Se o domínio já foi registrado, quer dizer que alguém provavelmente chegou antes que você, tanto no mundo real quanto no virtual. Se o endereço estiver disponível, parta então para uma busca no bando de marcas do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual).
Caso a marca esteja disponível para registro, faça logo o processo. Muitas empresas vão deixando isso de lado e depois acabam tendo um prejuízo enorme. Não caia nessa armadilha. Abaixo, você tem acesso ao aplicativo realizado pela We Do Logos para verificar a disponibilidade um nome no INPI. Faça já sua consulta:
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