Você sabe calcular a lucratividade de uma empresa? Melhor: você sabe a importância de analisar a sua lucratividade, mês após mês?
Para resolver esta e outras dúvidas comuns aos empreendedores — experientes ou iniciantes —, nós criarmos este post cheio de dicas sobre o assunto!
Confira, e entenda a importância da lucratividade de uma empresa, além de aprender algumas dicas sobre o que fazer para aumentar a lucratividade!
O que é a lucratividade de uma empresa?
Lucratividade e lucro não são sinônimos. Você sabe o que significa cada um deles?
Lucro: de maneira simples e resumida, o lucro nada mais é do que o saldo positivo da sua empresa, após deduzidos os gastos com custos e despesas gerais.
Lucratividade: está relacionada ao valor do lucro e o total de vendas.
Caso ainda não tenha ficado claro, vamos descobrir como calcular a lucratividade de uma empresa e, assim, enxergar o seu real valor.
Como calcular a lucratividade?
A lucratividade é o ganho gerado por uma empresa sobre o trabalho desenvolvido.
Tomemos como exemplo uma empresa que possui lucratividade de 10%. Assim, para cada R$ 100 vendidos, R$ 10 são considerados o lucro da empresa.
O empreendedor pode manter o cálculo mês a mês ou a partir de uma base anual. Vamos adotar, então, a seguinte fórmula para calcular a lucratividade de uma empresa:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
O resultado dessa pequena equação é a sua lucratividade anual.
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Dicas para aumentar a lucratividade da sua empresa
Trabalhar com o aumento da lucratividade, mesmo em tempos de crise econômica, parece desafiador, mas o empreendedor pode se destacar com persistência e criatividade.
E, claro, com algumas das dicas que selecionamos, como:
Defina metas: objetivos e metas são fundamentais para planejar as suas ações e estratégias. Elas garantem, ainda, que análises sejam feitas para que correções possam ser realizadas, em nome de melhores resultados nos meses seguintes.
Capacite a sua equipe: tão importante quanto o currículo dos seus colaboradores, o engajamento deles deve ser exemplar. Por isso, a capacitação deles é um trabalho contínuo, mas frutífero, que deve ser trabalhado para qualificá-los com excelência.
Negocie a todo instante: seja para vender mais, para conquistar prazos melhores ou mesmo condições especiais com fornecedores. Aumentar a lucratividade da empresa significa ser um negociador em tempo integral.
Invista em estratégias de marketing: hoje em dia, o marketing digital trouxe facilidades para empreender e, consequentemente, aperfeiçoar a lucratividade de uma empresa. Invista de acordo com os seus objetivos e capacidade, e confira os benefícios do marketing digital.
Mantenha os gastos na ponta do lápis: conhecer a realidade financeira da empresa é essencial, pois é ela quem enquadra as dimensões de suas estratégias, analisa os excessos, que podem ser cortados, e permite um planejamento eficiente e que se adapte ao orçamento.
Viu como são dicas simples e facilmente acomodadas na rotina corporativa?
As tentações a serem evitadas
Além das dicas para aumentar a lucratividade de uma empresa, é comum o empreendedor cair em tentação em outras estratégias que, dificilmente, rendem os resultados esperados.
A seguir, separamos alguns dos erros mais comuns, e que devem passar longe da fachada do seu negócio. Confira!
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Entrar em disputas de preços
A acirrada disputa entre a concorrência pode levar o empreendedor a baixar os preços, simplesmente para tomar os clientes para si.
No entanto, essa medida, quando realizada sem o devido planejamento, pode ser mais prejudicial do que imaginamos.
Uma das consequências indesejadas é a incapacidade de suprir a demanda, prejudicando a qualidade do serviço. A outra se refere ao aumento dos preços, caso a medida não tenha surtido o efeito desejado, e o consumidor pode desconfiar dessa montanha-russa de valores.
Precipitações para agilizar o aumento de lucratividade
Em busca de números satisfatórios rapidamente, empreendedores atuam sem análises prévias e podem elevar os preços sem justificativa aparente.
Isso gera um efeito similar ao tópico anterior, podendo afugentar a clientela, que irá para a concorrência.
Outra medida prejudicial à lucratividade de uma empresa é a diversificação na oferta de serviços ou produtos.
Sem o planejamento correto, a mudança pode impactar no foco da sua empresa, diminuindo a qualidade do que já era fornecido.
Demitir para reduzir os custos
A crise obriga empreendedores a tomarem medidas extremas, mas a demissão nem sempre é o caminho mais vantajoso.
Principalmente porque, assim, a sua produtividade tende a diminuir, os custos de rescisão podem ser altos e o clima ruim, entre as equipes, se instala com as demissões em massa.
Por isso, confira, com antecedência, onde os custos podem ser reduzidos antes de apontá-los para um funcionário.
Aumente a lucratividade da sua empresa com serviços online
Uma maneira que muitos empresários têm encontrado para aumentar a lucratividade da empresa é usando sites de crowdsourcing na internet. Nestes sites estão cadastrados milhares de fornecedores de determinado produto, serviço ou mesmo um recurso de pessoa física, como um quarto vago para alugar ou uma hora de aula de um professor.
Você cadastra sua empresa nesses sites, faz seu pedido de determinado serviço ou produto e é conectado de alguma forma com esses fornecedores ou pessoas físicas.
Você já deve ter ouvido falar de alguns deles, como o Airbnb para aluguel, o GetNinjas para serviços diversos e a We Do Logos para criação de materiais de comunicação.
Veja mais detalhes nesta postagem: Como aderir a serviços online pode diminuir seus custos?
Agora que você já conhece os caminhos para melhorar a lucratividade da sua empresa, siga as nossas dicas e não deixe de compartilhar os resultados conosco!