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Como proporcionar um experiência positiva para o paciente através de identidade visual.

A relação clínica-paciente tem vivido grandes transformações nos últimos anos. A busca pela valorização e experiência positiva para o paciente tem feito com que busquem clínicas que proporcionem essas sensações a eles.

Vale ressaltar que algumas das explicações para que as pessoas consumam determinado serviço é por causa das às sensações provocadas que certas marcas transmitem. Isso se deve pelo fato que as informações visuais têm grande influência sobre nós.

O que sua clínica tem transmitido para seu paciente?

Neste texto, vamos abordar como a identidade visual da sua clínica pode contribuir para criar essa experiência positiva para o paciente. Com o intuito de conquistar, fidelizar e transformar a experiência positiva e atrativa, mesmo se tratando de uma clínica.

Composição da identidade visual para sua clínica

A primeira observação que precisa ser feita é que identidade visual vai além do que muitos acreditam. Algumas pessoas que não conhecem profundamente sobre o assunto pensam que se trata apenas de um desenho da marca ou algo do tipo.

Entretanto, a identidade visual não se resume apenas nisso. Na verdade, tudo o que envolve criação, desde: o logotipo, cores, site, textura das paredes, arquitetura, ergonomia e decoração, podem fazer parte da composição da sua identidade visual. É necessário que tudo isso seja pensado para promover essa experiência positiva para o paciente.

Pois, a identidade é a base pela qual você constrói sua marca, ela traz vida e propósito para seu negócio. É através dela que seu público o reconhece e interage.

Então se você nunca pensou na importância que ela desempenha ou ainda tem dúvidas e quer aprender como utilizar essa estratégia na sua clínica, te convido a continuar lendo esse texto porque vamos falar de vários pontos importantes que vão te ajudar.

Interação do paciente com a clínica

A interação do paciente começa bem antes dele ir para consulta ou exame. Ela pode começar antes mesmo dele decidir que precisa procurar uma clínica para atendê-lo. No entanto, isso também inclui  o atendimento recebido. Seja ele realizado pelo site, telefone ou presencialmente na instituição.

Você já se perguntou como os seus pacientes chegaram até você? São 3 os mecanismos que o levam até uma clínica e o ajudam a decidir por uma instituição específica e não por outra qualquer.

  1. Indicação;

  2. Convênio com plano de saúde;

  3. Pesquisas feitas pela internet.

Indicação: na área da saúde o famoso boca a boca tem um papel muito importante na escolha do paciente. Segundo algumas pesquisas, um dos maiores decisores de compra é a indicação feita por outras pessoas que já utilizaram o produto ou serviço.

Convênio: é natural que pessoas que possuem plano de saúde busquem por uma consulta ou exame com um profissional que aceite a sua cobertura. Sendo assim, vão buscar a melhor opção entre as opções oferecidas pelo convênio.

Pesquisas na internet: muitas vezes as pessoas iniciam uma busca antes mesmo de saberem que precisam de um médico. Um incômodo, dor ou desconforto são motivações para que o paciente vá até os sites de busca para entender o que se passa com ele. Seria incrível conquistar também essas pessoas, não é verdade?

Logo abaixo vamos abordar diferentes pontos e mostrar como a identidade visual pode ajudá-lo a melhorar sua relação com seus pacientes usando o site, redes sociais e ambiente de qualidade.

Primeiro contato

Por segundo são feitas mais de 2,3 milhões de pesquisas no Google. Sempre que precisamos de algo, a primeira coisa que fazemos, quase que instintivamente, é realizar uma busca rápida na rede.

Independente da maneira que o paciente chegou até a clínica, seja por meio da busca, indicação ou convênio, tudo provavelmente começou com a tentativa de achar algumas informações no Google. Isso sem esquecer o Facebook, que também se tornou uma fonte de pesquisa, principalmente quando o assunto é qualidade de atendimento, em razão das avaliações das páginas.

Pronto! Esse pode ser considerado o primeiro ponto importante que evidencia o quanto identidade visual influencia em uma experiência positiva para o paciente; o site da clínica.

Infelizmente é bastante comum encontrar sites de péssima qualidade na área de saúde. Sites difíceis de encontra informações, navegação lenta, letras pequenas e com vários outros problemas não são raridade.

Para começar, um site precisa ser otimizado e responsivo (adaptado a diferentes formatos e tamanhos de tela). É indispensável um layout amigável, com aparência“clean” para que o cliente encontre de forma fácil um formulário para contato, e-mail, telefone, endereço etc.

Esses são elementos básicos para um site que vão despertar no visitante o interesse por conhecer melhor a instituição.

Facebook

O Facebook é hoje a principal rede social do mundo, com 1,94 bilhão de pessoas utilizando o serviço mensalmente. Portanto, ter uma página atualizada da sua clínica é indispensável.

Além disso, o uso desta rede social é uma excelente maneira de estabelecer um relacionamento com seu paciente. Através dele você pode evidenciar a sua marca trabalhando conteúdos que sejam relevantes para o seu público, engajando e atraindo pessoas.

Causar uma boa primeira impressão, seja no site ou nas redes sociais, significa aumentar as chances do seu telefone tocar e fechar um novo “negócio”.

Ambientes personalizados

Quando usamos o termo clínica estamos sendo generalistas, já que existem muitas segmentações de clínicas. Mas não se preocupe! O que vamos abordar aqui pode ser aplicado em qualquer área de atuação da clínica.

O ambiente pode ser definido como tudo com o que o paciente tem contato físico. Então estamos incluindo: fachada da clínica, recepção, local de esperar, sala de atendimento, etc.

O que você transmite ao seu paciente?

Tendo isso em mente, a prioridade é saber qual  sensação o local está transmitido para o paciente. Um exemplo são as paredes. Pintadas com um branco amarelado dão a impressão de lugar sujo e sem higiene. Falta de higiene e saúde não combinam, então fica claro o porquê de você precisar de preocupar com isso, não fica?

Mas se engana quem acredita que os tradicionais branco, verde e azul são as únicas cores possíveis para criar uma identidade visual atrativa para uma clínica.  Existe um estudo chamado psicologia das cores que mostra o impacto visual que as cores têm sobre nós e nos orienta também sobre como combinar as cores e despertar as melhores sensações.

O segmento da saúde contempla diversas áreas de atuação e isso também influencia na escolha das cores ideais para cada público e objetivo. As cores podem ser estimulantes, aliviar o stress, transmitir credibilidade e muitos outros sentimentos. É importante que você saiba o que deseja transmitir.

Para clínicas odontológicas, que possuem o fluxo de pessoas mais diversificado, pode-se usar tons mais neutros e pastéis, para quebrar aquele ambiente frio, causado pela tinta branca, que tende a estar na maioria dos espaços.

Esses são apenas alguns exemplos de como você pode desenvolver a identidade visual da sua clínica e proporcionar bem-estar ao seu cliente. Lembrando que é fundamental levar em consideração qual é o público da sua clínica. É com o perfil dele que você deve ser empático.

CONCLUSÃO

A identidade visual contribui com a experiência positiva para o paciente desde o primeiro momento, com informações visuais de qualidade e um site que reflita todo o valor do seu trabalho. Atenção! Não estamos falando de dinheiro! 😉

Ainda assim, existem outras maneiras de melhorar a experiência do paciente dentro e fora da clínica. É claro que a ambientação dá um toque especial, mas o uso de tecnologias e forte presença nas redes sociais, são coisas que encantam qualquer público.

Este post foi escrito por Guilherme Nery, analista de marketing da CM Tecnologia, a maior empresa especializada na jornada do paciente e soluções na área da saúde.

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