A sua equipe de vendas recebe um novo contato, seja pelo site ou pelas redes sociais, e depois disso o que acontece? Você aguarda o cliente ligar mais uma vez ou fica insistentemente tentando convencê-lo e acaba incomodando?
Ambas opções são ultrapassadas e ineficientes, ainda mais para quem vende na internet, e se esse é o caso da sua empresa, é hora de implementar um CRM.
E não vamos apresentar uma solução qualquer, preparamos nesse conteúdo uma lista com os melhores CRMs do mercado para você avaliar as características que melhor vão ajudar a sua empresa.
Portanto, esqueça as planilhas de Excel bagunçadas e os post its colados no computador dos seus vendedores, e saiba como um bom CRM vai otimizar o seu processo de vendas, de marketing e de atendimento.
Boa leitura.
O que é um CRM de Vendas?
CRM é uma sigla gringa que significa Customer Relationship Management, que numa tradução aproximada seria algo como Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, mas na prática vai um pouco além disso.
No meio corporativo atual, os CRMs são plataformas digitais especializadas em organizar leads e contatos de clientes e através de um fluxograma estabelecer estratégias de automatização que podem otimizar as vendas e relacionamento das empresas com seus clientes.
Os mais comuns são os CRMs focados em vendas, mas o ideal é buscar as soluções que sejam mais completas e abordem todas as frentes de atendimento da sua empresa, criando uma experiência de marketing, venda e pós venda muito mais eficientes.
Como funciona um CRM
As principais opções de CRM do mercado funcionam de forma completa em todos os pontos de contato entre empresa e consumidores.
Começa desde a pré-venda e vai até o pós, passando por remarketing e outras estratégias de comunicação. Em outras palavras, é uma maneira de gerenciar leads e clientes de forma mais simples e centralizada.
Por exemplo, quando um novo lead é captado através de uma landing page, ele pode ir automaticamente para o CRM e ser direcionado aos usuários da equipe de pré-venda, que vai fazer um primeiro filtro e passar os leads mais quentes para o comercial.
Os leads passados vão ser passados automaticamente para equipe de vendas, onde poderão dar sequência no contato e iniciar a tentativa de venda.
O grande diferencial é que no CRM, todo esse processo fica documentado, então, se um prospecto diz que não pode adquirir determinado produto agora, mas sim daqui a 2 meses, no próprio software é possível por esse informação e inclusive um alerta, para que passado o período, um novo contato possa ser feito, retomando do ponto onde parou na primeira vez.
Essa é uma situação hipotética para dizer que na prática, o CRM automatiza muitos processos básicos da área de venda, atendimento e marketing, otimizando a produtividade dos seus colaboradores e aumentando as chances de vendas.
Por que usar um CRM de Vendas na minha empresa?
Talvez após o exemplo acima, você ficou com a impressão de CRMs são bons apenas para grandes empresas, afinal, você nem tem equipe de vendas, tem apenas um vendedor (ou você mesmo é o vendedor).
E é aí que ter um CRM é ainda mais fundamental, pois a ferramenta entrega mais do que tudo, otimização de tempo, ou seja, você deixa de ser refém da memória ou de papeizinhos.
Se associar com outros programas de disparo de email, por exemplo, é possível fazer um remarketing bastante eficiente e de forma automática, o que vai se refletir nas vendas.
Enfim, vamos ver as principais vantagens de implementar um CRM de Vendas na sua operação, independentemente do tamanho.
Manter informações sempre atualizadas da empresa
Você já recebeu alguma ligação de uma empresa no seu celular perguntando por outra pessoa? Isso acontece muito, porque as empresas não atualizam os dados que possuem dos seus clientes.
E isso é só um dos exemplos do que pode acontecer quando não há uma organização dos contatos, porque se a empresa não tem informações precisas dos seus clientes, poderá perdê-los para concorrência sem nem perceber.
Com a implementação de um CRM é possível validar as informações de tempos em tempos, e inclusive fazer follow ups com seus clientes para entender como está o nível de satisfação deles, o que é muito positivo para gerar fidelização.
Centralização de informações sobre leads
Os CRMs trazem benefícios para todos os setores, só que para vendas é onde ele realmente brilha de fato, pois promove uma organização dos leads, muitos inclusives com funil de vendas para otimizar as conversões.
Outra característica presente nos melhores CRMs do mercado é a opção de lead scoring, que atribui um valor para cada lead, o que ajuda a entender em qual etapa do funil ele se encontra, ou seja, o quão perto de efetuar uma venda ele realmente está.
Esse controle permite que o setor de marketing possa preparar conteúdos devidamente ajustados para cada estágio de compra dos leads, colaborando assim para um aumento na eficiência das conversões.
Diversas funcionalidades para otimizar o trabalho
Com os serviços de automatização de e-mails, o setor de atendimento da sua empresa pode por exemplo agendar o disparo de e-mails de aniversários para todos os clientes de forma personalizada.
Também é possível automatizar outras coisas, como a delegação de tarefas, através da criação de fluxogramas dentro da plataforma, que vão fazer as atribuições irem automaticamente para cada colaborador.
Por exemplo, quando o vendedor indicar no CRM que determinado lead virou um cliente, automaticamente a informação vai para o setor financeiro dar sequência nos contratos e afins, sem precisar ter contato direto entre as partes.
Isso é muito mais agilizado.
Nenhum lead fica sem resposta
Uma das funcionalidades mais valorizadas dos CRMs é a possibilidade de mensagens automáticas, então, quando o lead converte via uma landing page, automaticamente recebe uma mensagem ou email de boas vindas.
Também é possível configurar de uma forma que cada novo lead seja direcionado a um atendente, assim cria-se uma distribuição uniforme e ninguém fica atolado. Melhor do que isso, nenhum lead fica sem ser atendido, o que colabora para que nenhuma possível venda fique perdida pelo caminho.
Maior controle dos processos de vendas
Por fim, uma grande vantagem dos CRMs é o controle preciso dos processos de vendas, inclusive para o cálculo de comissões, pois tudo fica registrado no software.
Também é possível determinar o ciclo de vendas e encontrar possíveis gargalos na operação, e para isso, as informações devem ser muito bem preenchidas em cada etapa para facilitar a consulta futura.
Em geral, os melhores CRMs oferecem relatórios em tempo real, com opções de filtro, o que ajuda o financeiro a entender as entradas e saídas e também fazer o pagamento de colaboradores considerando até as comissões envolvidas.
Tipos de CRM
Como dissemos, os maiores e mais famosos CRMs são bastante focados em vendas, pois geralmente é onde está a maior dor da maioria dos empresários, então é justificado tamanho apelo.
Tem as opções completas, que fazem a centralização e organização de praticamente todos os processos de uma empresa, conectando setores e afins, só que não necessariamente é uma solução para todos os empresários.
Por isso, existem opções mais específicas de CRMs que vão cumprir algumas funções focadas em setores individualmente, e talvez, dependendo da sua operação, pode ser que sejam mais adequados.
Vamos a eles:
CRM Operacional
Como o nome já indica, o CRM operacional é responsável por organizar e automatizar algumas operações do dia a dia da empresa, e aí pode ser do setor de vendas, do financeiro e por aí vai.
Pode ser por exemplo uma centralização dos dados relevantes sobre o cliente para que o atendimento possa fazer um contato e oferecer um upgrade ou até uma renovação.
Também pode ser usado para centralizar algumas operações de financeiro, como baixa em propostas comerciais, contratos, envio de boletos para o cliente e etc.
CRM Analítico
O CRM analítico tem uma função mais voltada para o planejamento estratégico, seja ele no comercial ou no marketing, pois centraliza e fornece os dados necessários para analisar e desenvolver campanhas.
Esse tipo de solução também serve para que o gestor possa fazer a análise do desempenho das equipes, como número de vendas, quantidade de churns (desistências) entre outras informações pertinentes à administração.
É basicamente um CRM que auxilia na tomada das principais decisões por parte do empresário, que pode se basear em dados concretos e não ficar no achismo.
CRM Colaborativo
Esse CRM tem por objetivo conectar todas as áreas da empresa em uma única plataforma, fazendo com que tarefas e operações possam ser completamente automatizadas.
Isso é ótimo para uma gestão mais organizada e também para que os colaboradores possam ter mais produtividade no seu dia a dia, sem ter que focar em mandar um email aqui, ou levantar e ir avisar o colega que terminou sua etapa de uma tarefa coletiva.
É otimização e agilidade em todos os processos da sua empresa, é CRM Colaborativo.
CRM Estratégico
Muitas vezes esse modelo se confunde com o analítico, mas na prática tem mais a ver com o planejamento e organização das operações da empresa em si.
Acontece que muitas empresas, em especial as que já tem muito tempo de mercado, seus processos vão se tornando obsoletos, mas isso passa totalmente despercebido pelos gestores, afinal, se estão funcionando é melhor não mexer.
Só que na prática, isso pode representar muito tempo gasto com redundâncias e ineficiências, então, os CRMs estratégicos ajudam o gestor a ter uma visão macro dos processos para elaborar estratégias que vão otimiza-los e melhorar a produtividade dos times com um todo.
Quais são as 4 estratégias básicas CRM?
Não basta ter um dos melhores CRMs implementados na sua empresa, é preciso conhecer boas estratégias para utilizá-los, e podemos dividir as principais em 4 categorias.
1 – Fortalecimento do relacionamento com cliente
Em essência os CRMs são justamente para isso, ainda mais quando aplicados de uma forma que seu time de atendimento consiga gerar uma experiência de pré e pós vendas inigualáveis para o cliente.
Despertar a sensação de exclusividade através da personalização permitida pelo CRM, é uma forma de fidelizar e encantar os clientes.
2 – Agilizando os processos comerciais
Às vezes os vendedores perdem muito tempo com uma prospecção que não vai se tornar uma venda, por isso, com um CRM eficiente, é possível estabelecer o estágio de compra de cada lead e abordar estratégias diferentes para eliminar objeções.
Por exemplo, se o cliente não comprar por estar com pouca verba, o CRM pode agendar um email com uma promoção para ser disparada no final do ano, para aproveitar o décimo terceiro do prospecto.
3 – Segmentação de clientes
O CRM eficiente ajuda você a ter uma visão melhor dos seus clientes, podendo assim segmentá-los com maior precisão.
Com isso, é possível desenvolver produtos específicos para cada tipo de cliente e assim conseguir aumentar o ticket médio dos clientes da base.
4 – Atendimento de Excelência
Ter dados precisos dos clientes, permite que seu time faça um atendimento personalizado, atacando algumas dores específicas de cada um, o que fortalece o relacionamento.
Um email parabenizando pelo aniversário, é algo simples, mas que mostra para o cliente que sua empresa se importa, e isso pode ser automatizado com um CRM.
Quais são os melhores CRM’S do mercado?
Analisamos os pontos fortes e fracos de cada um, e chegamos numa lista com 10 opções que representam os melhores CRMs do mercado atualmente.
Se liga:
Lembrando que essas 10 opções são as que oferecem mais componentes, e possuem suas vantagens e desvantagens, por isso é importante analisá-las bem.
E para usar seu CRM, você vai precisar de leads, e a melhor forma de atrair leads é com landing pages otimizadas para conversões.
Conclusão
Para otimizar e profissionalizar seus processos de vendas e atendimento, implementar um CRM eficiente é a melhor opção, e com essa lista das 10 melhores soluções do mercado, fica mais fácil escolher uma que tenha a ver com seu negócio.
Depois de escolher a ferramenta que mais lhe agrada, é hora de enchê-la de leads, e para isso, conte com as landing pages incríveis da We Do Logos para fazer o serviço.