Você pode admirar determinadas cores, mas sabe o que elas representam de verdade? Mais que possibilidades para combinações decorativas, cada cor possui uma simbologia própria capaz de mexer profundamente com as nossas emoções de cada um. E você, sabe qual é o significado da cor verde?
A simbologia da cor verde reside na liberdade e na saúde, principalmente. Não é à toa, são qualidades que, até hoje, remetemos à natureza — que exibe diferentes tonalidades da cor verde em abundância e diversidade.
Você sabe qual o significado da cor verde na publicidade e no marketing, e o que representa a cor verde no seu dia a dia? Então confira aqui mais informações sobre esta cor, e se torne um conhecedor da simbologia da cor verde!
A psicologia das cores
Existe um estudo que comprova os efeitos de cada cor no subconsciente da pessoa. Podemos imaginar, então, a partir dessa informação, que não é mera casualidade a seleção de tons que as marcas fazem para explorar sua identidade visual.
Segundo os resultados de estudos sobre a psicologia das cores, o verde é a cor que os olhos processam com mais facilidade e naturalidade. Nesse contexto, o significado da cor verde, inclusive, está intrinsecamente associado à riqueza (é a popular cor do dinheiro) e também à generosidade e cooperação e a camaradagem.
Em geral, o estudo também levantou outras informações, como:
93% das pessoas levam em conta os aspectos visuais dos produtos.
80% se dizem simpatizantes de determinadas marcas apenas pelas cores utilizadas.
42% das decisões de compra on-line estão relacionadas às cores do site.
Você sabia que até as cores escolhidas para as alternativas de uma pesquisa de satisfação pode interferir em seu resultado! Pois é!
Agora que vimos um pouco sobre o poder que uma simples cor pode causar na mente das pessoas, vamos aprofundar a ideia sobre o significado da cor verde.
Veja também: A psicologia das cores na identidade e no branding
O que representa a cor verde
O verde atua de diferentes maneiras na nossa percepção e sobre nossos sentimentos.
Entre elas, nas decisões que tomamos a cada momento, bem como no pensamento abstrato e criativo. Isso se dá porque a “vemos” com o córtex pré-frontal do cérebro.
Além disso, o significado da cor verde está atrelado às sensações de harmonia e de equilíbrio. Mais uma vez, devido à associação com a natureza, que também nos traz frescor e paz.
Outro dos sentimentos trazidos por esta cor tão envolvente são a juventude, aquilo que está nascendo e frutificando, assim como a abundância e a fertilidade, ligados à terra e à natureza.
Em geral, as qualidades positivas do verde se sobressaem. A simbologia da cor verde se estende às questões de saúde e de fertilidade, e suas variações podem ser ainda mais versáteis:
Verde-limão: cor vibrante que traz a ideia de energia e atividade.
Verde escuro: é lembrado, normalmente, como uma tonalidade que aguça a virilidade, por isso, tende a ser conhecida como uma “cor masculina”.
Verde claro: é uma variação das sensações de relaxamento causada pela cor verde. Mais suave, o tom oferece contentamento, segurança e proteção.
Qual o significado da cor verde na publicidade
Capaz de mexer com a mente e as emoções das pessoas, as cores são utilizadas fortemente para promover mais vendas e atrair o consumidor.
Isso já vimos, anteriormente, com base na psicologia das cores. Por isso, o significado da cor verde também é notoriamente reconhecido como um grande aliado de vendas!
Imagine, por exemplo, que você deseja que a identidade visual da sua marca transmita segurança ao seu público-alvo. O verde é uma cor capaz de gerar isso no inconsciente da pessoa e, por isso, deve ser considerado.
Harmonia e paz foram também duas qualidades que já descrevemos entre os significados da cor verde. E qual empresa não gostaria de ser a porta-voz do sossego dos seus consumidores?
As combinações de cores podem trazer grandes resultados para as empresas. Claro que isso se complementa com um atendimento eficiente e uma oferta de serviços e produtos de alta qualidade, mas o cartão de visitas da empresa — aquilo que o consumidor verá pela primeira vez — é a sua identidade visual.
Grandes marcas, nacionais e internacionais, e dos mais diversos setores já apostam na representatividade da cor verde, como, por exemplo:
Groupon.
Lacoste.
Heineken.
Starbucks.
Android.
Boston Celtics
Monster.
Land Rover.
John Deere.
Exbox.
Spotify.
Greenpeace.
Seven-up.
A lista é extensa e cheia de nomes de empresas famosas, como vimos, vai desde energéticos até a serviços on-line e times de basquete. Sinal de que a cor verde é amplamente acolhida como uma cor fundamental não apenas para trazer bons fluídos para ambientes, mas também para trazer bons resultados para o seu negócio.
Agora que você já conhece o significado da cor verde — os múltiplos significados dessa cor, na verdade —, aplique-os no seu dia a dia ou no seu negócio e absorva o melhor da natureza!
E se precisar de algum material de comunicação, em verde ou na cor que você preferir, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina!
Confira também: