O redesign é um dos processos mais sensíveis de uma marca. Sabemos que a identidade visual gera valor e novos negócios para uma empresa, mas ela torna-se obsoleta caso não se adapte às novas tendências. Uma empresa é um organismo vivo, que naturalmente passa por processos de mudanças, e a modernização do logotipo também precisa ser entendida como tal. Mas o redesign não pode ser interpretado como um movimento aleatório: é preciso saber como, quando e por qual motivo mudar.
A importância do redesign
Redesign remete à transformação, e basicamente a sua natureza é exatamente essa. É muito difícil encontrar uma empresa que esteja há décadas no mercado e que nunca tenha renovado a sua identidade visual.
O raciocínio é simples: se a sua empresa tem 30 anos de atuação, atualmente você se comunica com um público de perfis, tendências e necessidades diferentes do que no final da década de 80. Isso nos remete ao conceito de tendência, isto é, aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma. A propósito, o consumidor atual é cada vez mais exigente com as marcas e se coloca em um papel ativo no processo de transformação de uma empresa.
Mas a importância do redesign vai ainda mais além. Ela pode estar ligada a uma estratégia com um público-alvo específico, ou mesmo pode ser empregada em uma marca que esteja mudando de segmento.
O fato é que, se a identidade visual é o primeiro contato do público com a marca, essa comunicação precisa ser efetiva e atualizada, atingindo todos os públicos e conectada com a nova geração. É por isso que pequenas e médias empresas não podem enxergar o redesign como um mero capricho, e sim como uma forma de melhorar sua imagem para o público e, desta forma, não ficar para trás em relação à concorrência.
É pertinente afirmar que o conceito de redesign não está somente ligado ao logotipo em si. Se o seu site da sua empresa não é responsivo, é fundamental que haja um processo de redesign para que seus resultados sejam melhores, afinal, esta também é uma estratégia de marketing.
Qual o momento de investir em redesign?
Toda ação parte de uma necessidade. É inevitável que uma empresa precise em algum momento renovar a sua identidade visual, mas a questão não é fazer simplesmente porque todos estão fazendo. É preciso ter um propósito, uma justificativa.
Além dos motivos já mencionados, é possível que a necessidade de uma atualização parta de uma pesquisa de mercado, por exemplo. Para uma empresa que tenha poucos anos de atuação, também é possível que o redesign seja adequado para fazer jus a um maior patamar da corporação, em virtude de a marca inicial apresentar falhas.
Como funciona a aplicação do redesign
Quando se fala em redesign, é possível que venha à cabeça uma completa transformação. Não é exatamente isso. A modernização de uma logo pode acontecer de forma parcial ou total, dependendo da necessidade.
Redesign parcial
Toda marca possui uma tradição, e é claro que ela não pode ser ignorada em um processo de redesign. Por isso, é possível que essa transformação aconteça de uma forma bem sensível, através de uma simples modernização de uma fonte, das cores ou outro elemento que faça o seu público lembrar automaticamente da sua empresa. Com essa renovação, mesmo que “despercebida” pelo grande público, você melhora o seu posicionamento de mercado e transmite credibilidade.
Redesign total
Aqui, sim, falamos de uma transformação mais profunda. É quando a necessidade não é apenas renovar a identidade visual, mas mudá-la completamente. Cabe neste processo a utilização de novos elementos, cores e tendências. Mas é preciso cuidado, afinal, nem sempre uma nova impressão significa que o seu público vai se satisfazer com a transformação, reforçando a necessidade de um trabalho bem executado.
O mundo corporativo muda constantemente, portanto, não fique para trás e invista no redesign da sua marca. A We Do Logos é o maior site de logos e design do Brasil. Nós criamos a sua logomarca profissional de maneira simples, moderna e rápida. Não perca tempo e clique aqui para comprar um logo exclusivo para sua empresa. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!