Encontrar os tipos de logotipos mais apropriados não é uma tarefa simples. Para um novo empreendedor, profissional liberal ou empresário de pequeno porte, o desafio pode ser ainda maior na hora de dialogar com o designer gráfico para definir um estilo de logo. A boa notícia é que, com algum conhecimento sobre a variedade de tipos de logos à disposição, o empreendedor tem mais chance de ter uma conversa produtiva com o designer a fim de encontrar o logo mais apropriado à marca ou à empresa.
Basicamente, é possível dividir os tipos de logos em uma classificação em cinco itens. Encontre aquele que mais seja adequado para seu negócio.
Os 5 tipos de logotipos
1. Logos de texto
Alguns tipos de logotipos são feitos apenas com o uso criativo da palavra escrita. Eles funcionam bem quando a empresa ou produto possuem um nome expressivo, capaz de chamar a atenção por si só. O logo minimalista do Google é um bom exemplo. A ideia por trás desse tipo de logo é comunicar de forma rápida e clara o nome de sua companhia. Normalmente também é usado para empresas que possuem um nome próprio como marca principal.
2. Logos com a inicial
Outro tipo de logo se destaca apenas pelo uso das letras iniciais. Em vez do nome completo da marca, utiliza-se apenas as iniciais escritas de forma estilizada. Esse tipo de logo é utilizado por nomes de marcas muito extensos ou difíceis de pronunciar. Se esse for o caso de sua marca ou empresa, talvez valha a pena investir em letras iniciais estilizadas com um visual marcante. É o caso do logotipo da emissora CNN, facilmente reconhecível no mundo todo.
3. Logos simbólicos
Quando utilizados da forma correta, os logos de símbolos são capazes de expressar ideias complexas de forma visual. É um tipo de comunicação bastante efetiva desde que os símbolos escolhidos transmitam ao público as principais ideias da marca ou empresa. O símbolo da maçã da Apple ou da janela do Windows são exemplos de como uma imagem pode ser associada a uma marca em todo o mundo. Além do fato de logos simbólicos terem a intenção de em um determinado momento usarem somente o símbolo como descrição da marca. Assim facilita as várias aplicações como em outdoor, adesivos, camisas etc. Outros exemplos de marcas: mc donalds, nike etc.
4. Combinação de símbolo e texto
O problema de utilizar apenas símbolos é que, ao menos no início do empreendimento, a imagem pode não transmitir rapidamente a ideia desejada. Uma forma de contornar esse problema é fazer com que o símbolo seja exibido junto com o nome da empresa ou do produto.
Esse é o tipo de logo usado pela maior parte das marcas líderes de mercado. É também aquele mais difícil de errar, já que o texto complementa a imagem. Entre os destaques, é possível citar o logo da Pizza Hut e da Adidas. Em ambos os casos, o texto surge com letras estilizadas bem próximo ao símbolo escolhido. A vantagem é que se tratam de logos mais versáteis, já que você pode dividir o texto do símbolo e usá-los de forma independente quando for mais apropriado.
A We Do Logos sabe exatamente o tipo de logomarca que sua empresa necessita. Confira estes exemplos de logos desenvolvidos por nossos designers para esta empresa de beleza.
5. Logos integrados
Por fim, uma forma de levar seu logotipo além é integrando o nome da empresa ou de sua marca dentro do símbolo escolhido. Nesse caso, texto e imagem são inseparáveis. Esse tipo de logo é mais complexo para desenvolver. A vantagem aqui é que sua audiência associa rapidamente o nome ao símbolo, o que faz que a mensagem contida no logo seja lida de forma mais rápida e eficiente. Bons exemplos não faltam. Dê uma olhada no logo da marca Ford, da Harley-Davidson ou da rede americana Starbucks.
Veja também: 12 logotipos mais criativos para te inspirar
Cuidado
Lembre-se de que seu logotipo deve identificar rapidamente sua marca. É preciso que ele comunique diretamente a mensagem principal de sua empresa. Dê preferência à logos que saltem aos olhos e sejam memoráveis por algum motivo. Esses são os mais adequados na hora de fazer potenciais clientes lembrarem-se de sua marca.
Confira o case de criação de identidade visual de nosso cliente Point do Macarrão e veja como o tipo de logotipo desenvolvido para este restaurante caiu como uma luva em seu posicionamento: CASE Point do Macarrão.
Forma, cor e conteúdo: saiba mais sobre tipos de logotipos
(fonte: FuelYourCreativity.com)
Antes de desenhar um novo logo, pare por um momento para considerar como as pessoas percebem a informação visual.
O conteúdo de seu logotipo é a terceira etapa no processo de reconhecimento visual, precedido por forma e cor, isso porque o cérebro leva mais tempo para processar esse tipo mais complexo de informação.
Como vimos, conforme os tipos de logomarcas usadas, letras podem ser armas poderosas na criação de conteúdo e significado. O uso de siglas como uma marca de identificação tem ocorrido ao longo de séculos, desde reinos medievais até empreendimentos econômicos de hoje em dia. Letras muitas vezes são abstraídas para criar símbolos inteligentes que funcionam como metáfora para o posicionamento da marca e da empresa que ela representa.
Fazer uma análise de cores, fontes e de quem é seu consumidor irão ser um fator determinante do sucesso ou fracasso do seu logo. A psicologia das cores e fontes hoje é algo extremamente relevante no processo de mentalização de uma marca e percepção de valor.
Os logos abaixo possuem elementos visuais de forma e cor que agem junto com as letras e acrescem significado ao design total.
Muitos tipos de logotipos consistem apenas o nome do destino, sem qualquer símbolo icônico. Estes logotipos variam em complexidade de composição, de uma tipográfica simples de uma fonte existente, a uma marca tipográfica completamente personalizada. As logos mais eficazes possuem algo único incorporado em sua tipografia que cria metáforas e criam significado. Pode ser um gráfico inteligente inserido na palavra, uma textura aplicada às letras, ou a transformação de uma letra.
Independentemente dos tipos de logotipos, muitas vezes criamos marcas nos baseando em clichês, como a tipografia script para denotar luxo, sem transmitir, de maneira eficaz o que há no coração da marca, seu completo significado. Não é que esses logos não são agradáveis ou bonitos, mas eles simplesmente não transmitem o real significado da marca, são um tipo de logomarca sem personalidade ou consistência.
Claramente, há muitas decisões a serem tomadas na criação de um novo logotipo ou identidade para qualquer tipo de marca; considerações óbvias, com oas palavras para incluir, a fatores mais sutis, como forma e o impacto emocional de certas cores.
Se sua empresa precisa desenvolver um logotipo, criar um nome de marca, ou mesmo necessita de materiais como panfletos e folders, pode contar com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina, para conseguir materiais de alta qualidade com ótimos preços.