Todo vendedor deseja que o cliente volte a comprar com ele, não é? O problema é que muitos esquecem de algo muito simples, mas extremamente importante: ser querido pelo cliente. As pessoas precisam gostar do vendedor para voltar a comprar com ele. Simples assim. Por isso, separamos algumas dicas pra você não perder mais esse cliente! Confere aqui!
1. Trate seu cliente como se fosse seu amigo
Um dos maiores erros dos vendedores é justamente passarem a impressão de vendedores. A ideia aqui é justamente você fazer a venda mostrando as qualidades do produto/serviço como se você estivesse indicando para algum amigo seu, como se você estivesse ajudando-o a resolver o problema do cliente. É pensar nas atitudes que fariam você (vendedor) comprar aquele determinado produto/serviço. Enquanto o vendedor comum consegue apenas mais uma venda, o vendedor amigo aumenta seu círculo social, tem a preferência do cliente e consegue mais indicações. Vale a pena ou não?
2. Saiba ouvir seu cliente
Claro que é extremamente importante que você possa dar todas as soluções que o seu cliente quer e precisa. Porém, para que isso aconteça, ainda mais importante é você saber escutar todas as informações que o cliente pode lhe passar, para que assim você tenha certeza de qual solução dar pra ele. Para isso, entenda como funciona o negócio do seu cliente, se preocupe com os resultados da empresa dele. Tenha como foco saber tudo o que seus clientes necessitam até mesmo para criar soluções para estes problemas antes mesmo deles acontecerem. Lembre-se que quase todos os problemas possuem soluções simples e normalmente podem gerar lucro.
3. Saiba segmentar seu atendimento
Se seu cliente utiliza o telefone como método de comunicação principal, não fique enviando emails e vice-versa. Cada cliente possui um mecanismo de comunicação preferível, e você deve detectar a melhor forma de chegar até seu cliente e manter a comunicação mais direta. Por isso, tente montar uma padronização no atendimento da sua empresa, sem usar scripts, pois isso não é padronizar! Isso é engessar!
Dica: Todo relacionamento precisa ser focado no longo prazo.
Que tal começar a praticar um atendimento focado na “amizade” com seu cliente e no relacionamento de longo prazo a partir de hoje?
Tem mais alguma dica para melhorar o relacionamento com os clientes? Escreve aqui nos comentários 🙂