Trocar contatos é algo bastante comum no dia a dia de todo empresário, então, saber como escolher o modelo de cartão de visita ideal, é muito importante para impactar potenciais parceiros comerciais e também clientes.
Para essa empreitada, separamos algumas dicas práticas e também exemplos de cartões criativos e impactantes para você considerar ter na papelaria da sua empresa e surpreender nos próximos encontros comerciais.
Até porque, o cartão de visita em muitos casos vai ser o primeiro contato do seu consumidor com a marca e principalmente com a identidade visual que sua empresa deseja transmitir, então não dá para fazer qualquer coisa, não é mesmo?
Venha aproveitar nossas dicas para elaborar um cartão de visita de respeito, e também traremos a opção perfeita para ter o cartão dos sonhos.
Boa leitura.
O que é o cartão de visita?
O cartão de visita é a forma mais prática e visual para compartilhar os contatos da sua empresa ou até mesmo as suas informações pessoais. Muito utilizado em encontros de negócios ou outras reuniões casuais, como forma de estabelecer uma conexão.
No modelo de cartão de visita empresarial, a ideia é ser mais que um simples display das informações de contato. A sua função na verdade é ser quase uma peça publicitária que será o primeiro contato do possível cliente com sua marca.
Por isso que, via de regra, o cartão de visita deve estar devidamente alinhado com a identidade visual da empresa, melhor ainda se for algo criativo, tanto no formato quanto no design.
Qual a origem do cartão de visita?
Desde que o ser humano se juntou em civilizações, negócios começaram a ser feitos entre pessoas, então, compartilhar informações de contato sempre foi algo necessário.
Obviamente que nas eras mais antigas não existia telefone, ainda assim, alguns dados eram importantes de serem compartilhados para facilitar a possibilidade de negociações futuras.
Os ancestrais dos modelos de cartão de visitas como temos hoje, surgiram nas mesas de jogos de cartas, no século XVII e servia principalmente para ser uma garantia do pagamento de dívidas, então, continha informações do devedor para que o credor pudesse localizá-lo posteriormente.
Já na corte do Rei Luís XIV da França, algo semelhante era usado como cartão de saudação, todos bem decorados para serem trocados entre os membros da elite da época.
Com a popularidade do uso, o cartão não tardou a chegar nos comércios, seguindo a ideia de garantir pagamentos de dívidas.
Após a invenção do telefone, foi quando os cartões de visita realmente ganharam mais relevância, pois era uma forma rápida de trocar um contato importante que servia para agendar reuniões de negócios.
Dicas de etiqueta ao usar cartão de visita pessoal
No mundo dos negócios já existe uma cultura de troca de cartões de visita que é bastante praticada, mesmo que não haja nenhuma lei de fato escrita, ainda assim, é válido ter certa elegância no uso.
A primeira coisa que você tem que ter em mente é que cartão de visita não é panfleto para você ficar distribuindo sem critério, é fundamental que já haja alguma conexão, mesmo que uma breve conversa para que a entrega seja feita.
Em feiras de negócios é interessante deixar uma pilha de cartões de visita à mostra, já que na correria pode ser difícil atender todos os visitantes, então os interessados podem pegar um exemplar para entrar em contato posteriormente.
Justamente nesses momentos que um modelo de cartão de visitas criativo pode ser um diferencial para sua empresa.
Dicas para imprimir cartão de visita pessoal
Não tem jeito, qualidade é muito importante na hora de imprimir um cartão de visita, pois em muitos casos, quem recebe vai guardar o cartão até que eventualmente tenha uma oportunidade para utilizá-lo.
Se a impressão for num papel ruim ou com tinta de má qualidade, pode ser que se danifique e as informações ali sumam ou fiquem ilegíveis.
Também é preciso se atentar aos formatos e tamanho dos modelos de cartões. Imagine que normalmente eles vão para carteira ou para um porta cartões, e se não couberem adequadamente, podem ser simplesmente descartados.
Variações de tamanhos dos modelos de cartão de visita
Não existe uma padrão exato nos modelos de cartão de visita, tem diferenças de país para país, mas em geral existe uma “margem de segurança” na qual a maioria dos cartões se encaixam.
A seguir falaremos dos 4 tamanhos principais que são em geral os mais utilizados, o que não significa que são uma regra, afinal, é possível ser criativo também no formato dos cartões como veremos mais à frente.
Mas agora, vamos elucidar um pouco mais sobre cada medida de cartão de visita.
Tamanho 8,5 cm x 5,4 cm
Esse padrão também pode ser descrito como 85mm x 54 mm, mas na prática é o mais próximo aos modelos internacionais, porém um pouquinho maior, o que permite uma boa diagramação.
Mesmo que você escolha utilizar esse tamanho, vale considerar 5 centímetros como sangria, ou seja, não adicione informações ou elementos relevantes nessas extremidades, pois pode ser que algumas gráficas trabalhem com as medidas de 8 cm x 5 cm que é a mais utilizada internacionalmente.
Tamanho 9 cm x 5 cm
O tamanho de 9 cm x 5 cm, é de fato o padrão brasileiro de modelo de cartões de visita, e é sem dúvidas o mais utilizado por aqui.
É um pouco maior que um cartão de crédito, e sua diagramação permite que você seja bem inventivo com os elementos do design e também consiga adicionar mais informações sem tornar seu cartão de visita algo poluído.
Por ser um padrão que praticamente toda gráfica dispõe, costuma ser mais em conta para ser produzido, até por isso é um dos tamanhos mais populares que temos à disposição.
Tamanho 8 x 5 cm
Chegamos ao formato universal, que é o 8 cm x 5 cm (ou 8 mm x 5 mm como aparece em alguns lugares), o lado positivo desse modelo de cartão de visita é que é exatamente do mesmo tamanho que um cartão de crédito.
Ou seja, esses modelos são perfeitos para caber na carteira do seu cliente, então não são um inconveniente.
Por outro lado, o espaço para colocar os elementos e criar um bom design fica um pouquinho mais restrito, então é importante planejar bem na hora de montar o seu.
Principalmente se for seu primeiro cartão de visita, vale muito apostar nesse modelo que não tem erro.
Tamanho 5 x 5 cm
Para fechar, temos o último e mais inovativo tamanho de cartão, que é o de 5 cm x 5 cm, basicamente um quadradinho, que cabe bem na carteira, no bolso ou em qualquer lugar.
Quem já viu o filme do Will Smith, Hitch, Conselheiro Amoroso, deve ter visto lá no começo dos anos 2000 um cartão nessas dimensões, que parecia super inovador, e hoje já é algo mais popular, porém não é tão usado.
Um dos problemas é a área para ter as informações que é bem reduzida, mas com criatividade esse problema é facilmente contornado, inclusive, muitas empresas aproveitam o formato para colocar a logo de um lado e um QR Code no verso com o link para os dados da empresa.
Essa é uma solução tecnológica bem criativa.
Tipos de modelos de cartão de visita
Além dos tamanhos de cartão, tem também inúmeros modelos que você pode escolher, e ai vai da sua criatividade para encontrar uma opção que se destaque e claro, caiba no seu orçamento.
Separamos os principais modelos de cartão de visitas, de variados formatos e impressos em variados materiais, cada um vai entregar um atributo diferente para o seu design, por isso escolha com sabedoria.
Antes de escolher o tipo, vale a pena dar uma boa olhada na sua marca e na sua identidade visual atual, e caso ainda não tenha uma bem definida, não se preocupe que ao final teremos uma ótima solução.
Mas sem mais delongas, vamos ver um pouco mais de cada tipo de cartão de visita.
Cartão de visitas retangular horizontal
Começamos com o modelo básico e mais utilizado ainda hoje que é um cartão retangular com as informações dispostas na horizontal, que funciona muito bem para expor informações.
Nome da empresa, slogan, endereço, telefone e etc, tudo isso pode ficar bem comportado nesse modelo de cartão, sem a necessidade de quebra de linhas e mantendo a legibilidade que é o mais importante num cartão de visitas.
Mesmo sendo o modelo mais utilizado, ainda é possível se destacar bem com designs únicos, principalmente se forem desenvolvidos por quem realmente entende do assunto, como a galera aqui da We Do Logos.
Cartão de visitas vertical
É a mesma ideia do anterior, mas com as informações dispostas na vertical, o que pode gerar uma estranheza a princípio, mas se bem aplicados os elementos, num design criativo, se torna um modelo bastante interessante.
Um bom exemplo disso que já vimos, é de uma empresa de portas, cujo cartão na vertical era perfeito para remeter ao formato do produto, então foi um uso muito inteligente do modelo.
Além disso, é possível trabalhar com essa ideia de várias formas criativas, sempre respeitando a identidade visual da sua marca.
Cartão de visitas quadrado
Voltamos ao modelo quadrado, que é pouco utilizado se comparado aos anteriores, mas pode ser de cara uma forma de surpreender na hora de mostrar a um possível cliente.
A limitação de espaço pode ser um desafio, então, nesse modelo é importante concentrar nas suas informações de contatos mais importantes.
Até mesmo no exemplo do filme Hitch que demos, o cartão de visitas usado pelo protagonista tem apenas os números de telefone escritos e por extenso, que é algo incomum, por isso é um exemplo tão criativo.
Cartão de visitas com corte personalizado
Além desses modelos e tamanhos, digamos, padrões, temos também os cartões de corte personalizados, e nesse ponto é onde você pode pôr a vontade.
Elementos vazados, cantos redondos e até cartões para montar como um origami, são tipos criados com corte personalizado, e são só exemplos básicos, pois é possível criar o corte que você quiser.
Vale ressaltar que o corte personalizado pode deixar a impressão dos cartões de visita bem mais cara, então se optar por ela, vá com um design que seja realmente impactante.
Cartão de visitas realista
É um modelo relativamente recente, e trabalha com uso de fotos realistas, relevos e outros elementos que deixam o cartão mais “vivo”, por isso tem que ser usado com muito cuidado, e ser extremamente bem feito.
Cartão de visitas interativo
A tecnologia também veio para aprimorar os modelos de cartão de visita, e não é só com QR Code não, tem coisas ainda mais incríveis que você pode colocar aí nos seus brainstormings.
O uso de realidade aumentada por exemplo, deixa o cartão bem mais interativo, com aplicações variadas e impactantes, porém é necessário usar um outro recurso para poder utilizar essa tecnologia.
Cartão de visitas conceitual
Esse ponto talvez seja um pouco mais difícil de explicar, por ser algo mais artístico e menos comercial, aliás, muitos artistas plásticos utilizam o cartão de visitas conceitual.
Um exemplo disso é um cartão transparente onde as informações aparecem apenas sob luz negra, e sim é bastante criativo, mas para fins comerciais pode não ser tão eficiente.
Além desse exemplo, você pode aplicar conceitos que tenham a ver com seu negócio.
Cartão de visitas de plástico
Como mencionamos acima, cartões transparentes impressos em plástico podem ser uma tendência interessante, porém também podem ser impressos em plástico colorido, simulando um cartão de crédito.
Mas, tem que levar em conta que para impressão, o papel é bem mais barato que o plástico, então é uma escolha que você precisa ver se cabe no orçamento.
Cartão de visitas digital
Por fim, uma versão sem papel e sem plástico, só com a versão digital que você pode enviar por link ou o próprio documento em PDF.
A vantagem desse modelo é que não tem limitações de tamanhos ou formatos, sem falar que você pode usar a interatividade, como animações para dar mais dinâmica.
Ah, mesmo que você crie um cartão de visitas físicos, vale ter uma versão digital dele também, afinal, não terá custo a mais para isso.
E não importa o tamanho ou modelo, nada é mais impactante que um modelo de cartão de visitas feito por uma empresa profissional.
Conclusão
Por fim, ter um modelo de cartão de visitas arrojado, com belo design e atrativo, é algo que sua empresa precisa para ontem, então, seja você quem vá fazer ou um profissional, o ponto mais importante é que ele faça sentido com sua identidade visual.
Para não errar, vem com a We Do Logos, nossa equipe de designer profissionais trabalham com a concorrência criativa, que nos permite criar artes variadas sem sair da identidade visual da sua marca, tudo isso com rapidez e qualidade.