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Como vender mais e conquistar clientes: 16 regras práticas

Como vender mais e conquistar clientes é uma preocupação que pode ser considerada uma das mais importantes em qualquer negócio. Conhecer seu público, saber planejar e se organizar, desenvolver bons materiais de comunicação e marketing são alguns exemplos do que pode ser feito para conquistar clientes e vender mais. Veja aqui as 16 dicas que separamos para orientar você nesta busca, mas lembre-se: por mais que você se esforce, o primeiro passo é ter um bom produto ou serviço, Sem isso, não há como vender mais e conquistar de forma sustentável e duradoura!


16 dicas de como vender mais e conquistar clientes

O primeiro bloco de dicas para conquistar clientes envolve empresas novas no mercado. Sua empresa está apenas começando e, como qualquer outra, é preciso atrair clientes para gerar faturamento. Esta tarefa não é fácil e é um dos problemas que mais assola os empreendedores. Se sua companhia é nova, veja dicas de como proceder para conquistar novos clientes.

1- Para quem é o produto?


A palavra “foco” ajuda muito neste momento, entenda quem é o seu público-alvo para realizar ações direcionadas para o mesmo.

É preciso segmentar seus clientes. Você deverá canalizar sua comunicação a um determinado público-alvo. Após isto, os mesmos vão analisar se seu produto ou serviço repassa credibilidade, utilidade e simplicidade.

Uma vez percebendo estes valores, os potenciais clientes tornam-se, de fato, consumidores da marca, iniciando todo processo de como vender mais e conquistar clientes. Mas como comunicar isso?


Como já falado, seu produto não é para todo e qualquer indivíduo. Se você já conhece seu target, agora é preciso foco na hora de anunciar.

Um plano de comunicação bem estruturado pode demorar um pouco, mas você saberá onde e como chegar ao seu cliente, o que vai ajudar na economia de recursos.

Quer ver um exemplo impressionante de uma empresa que soube como conquistar clientes e vender mais (80% de aumento!!) usando corretamente a comunicação e a identidade visual? Confira o CASE de Sucesso do restaurante carioca Point do Macarrão que depois de fazer logotipo, cardápio, capa de Facebook, fachada do restaurante e muitos outros materiais com a We Do Logos, percebeu esse expressivo aumento de vendas e chegou a receber propostas de franquia. Dê uma olhada:


2- Meu produto é o melhor!?


Você investiu bastante e acredita no seu produto ou serviço, mas o sentimento do cliente pode não ser recíproco. É sua tarefa deixar explícito porque você é a melhor escolha.

Você precisa se destacar no meio da concorrência, conquistar clientes e vender mais, afirmar solidamente que é a melhor opção. O mais importante neste ponto não é somente se auto dizer o melhor, mas oferecer um produto ou serviço de qualidade, se não for assim nem mesmo o melhor plano de marketing vai te colocar a frente do seu concorrente. É o que comentamos acima: sem um bom serviço ou produto não há como vender mais e conquistar clientes…

3- O primeiro cliente


O primeiro cliente será marcado para sempre em sua vida empresarial e até mesmo pessoal. Ele deverá ser o primeiro de muitos. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados ao negociar com ele. Existem dois tipos de clientes que podem prejudicar seu início de carreira.

  1. O perfeccionista: ele vai querer tudo perfeito, fará mil exigências e poderá exigir alterações. Você vai ter muita dor de cabeça para tentar satisfazê-lo e fará o máximo possível para que ele não tenha o que reclamar da sua empresa.

  2. O aproveitador: é aquele cliente que imagina que está lhe “fazendo um favor”. Ele vai querer te explorar ao máximo possível com o objetivo de que está te ajudando a ganhar experiência.

Nenhum cliente deve ser negado, mas é preciso estar atento ao que pode aparecer, para saber como vender mais e conquistar clientes sem comprometer a lucratividade do seu negócio.

4- Invista na sua marca

É a sua marca que vai transmitir os valores da sua empresa aos seus clientes, portanto é crucial que ela seja bonita, atraente e comunique o que você precisa. Encontrar um profissional ou empresa que realize um bom trabalho de comunicação visual muitas vezes não oferece um bom custo-benefício, diferente da We Do Logos, uma opção que oferece um trabalho de qualidade que cabe no seu bolso, isso porque o diferencial está no modelo de trabalho que conta com dezenas de designers simultaneamente. Além destes 3 exemplos abaixo, confira nosso Portfólio Criativo com milhares de projetos realizados para mais de 35 mil clientes satisfeitos!


O objetivo principal que os empreendedores devem adotar ao abrir sua empresa é ter foco. Desta maneira, muitos recursos podem ser poupados. Outra ação que não pode ser deixada de lado é realmente apresentar um serviço ou produto que verdadeiramente satisfaça seu público alvo.

Gostou destas dicas iniciais sobre como atrair clientes e vender mais? Veja a seguir como vender mais e conquistar clientes usando as famosas 5 técnicas AIDAS!

Antes do cliente comprar na sua empresa, é preciso que você, empresário, siga algumas dicas para que seu produto ou serviço seja comercializado. Uma vez conhecendo este procedimento, você estará mais apto a entender e conquistar o consumidor. Veja 5 passos a seguir na hora de vender seu produto, perceba que cada uma das palavras abaixo, reunidas, forma o acrônimo AIDAS, uma tradicional técnica que ensina como vender mais e conquistar clientes!

5- Atenção


Antes que alguém compre algo de você, ele precisa saber da sua existência. Para isto, você precisa chamar sua atenção. Seja através de propaganda ou indicação, é preciso trabalhar a divulgação para que ela ouça falar de você.

6- Interesse

Uma vez que seu público-alvo seja alcançado por sua propaganda, naturalmente ela irá adquirir interesse no que é oferecido. Esse interesse desperta a vontade de saber mais. O cliente em potencial, então, buscará mais informações para conhecer a empresa ou seu produto ou serviço.

7- Desejo

Se você tem um produto interessante, fez um trabalho decente de divulgação e outras etapas do processo de marketing, é nesta hora que o cliente demonstra se quer comprar ou não o produto.

Depois de conhecer as características principais do produto ou serviço, o cliente desperta seu desejo em adquiri-lo.

8- Ação


O ato da compra. Os comerciantes e empreendedores devem ter em mente que o consumidor é quem manda. Tudo deve ser feito para que eles gostem e se identifiquem com a marca e venha a comprar seu produto. Atenção nesta parte, pois as facilidades no ato da compra podem acelerar esta conversão.

9- Satisfação


É agora que tudo que você aprendeu sobre como vender mais e conquistar clientes vai ser levado a prova! Neste momento, o produto tem que corresponder às expectativas do cliente. Um cliente satisfeito comprará mais vezes e ainda fará propaganda positiva para posteriores.

Se preocupe em ter o cliente como foco sempre. Se houver um eficiente planejamento de comunicação e um ótimo atendimento, ele será facilmente um consumidor.

Dentro os pontos fundamentais da técnica AIDAS para conquistar clientes e vender mais está a atenção. Veja nesta nova sequência de dicas como assegurar a atenção de seus clientes:

Como qualquer empreendedor, você quer sempre saber como vender mais e conquistar clientes que gerem vendas e se identifiquem com sua marca ou produto. Atrair a atenção do consumidor não é algo fácil e é preciso dedicação em todas as partes no processo. Mas quando algo não é feito de maneira correta, o pior pode acontecer e o cliente se afasta do seu negócio. Conheça maneiras de evitar esse afastamento e descubra como conquistar e manter seus clientes.

10- Empatia


A falta de empatia é um obstáculo. Além da identificação com a marca, o cliente também precisa estabelecer uma relação com o vendedor e sentir algo familiar nele, pois há tendências de que as pessoas confiam e se relacionam em quem possui algo em comum com elas.

11- Resolva problemas

Entenda o que o cliente quer e procure ajudá-lo. Crie conversas apresentando interesse no cliente e em seu problema, mas tente não ser muito invasivo. Também mostre-se um ótimo ouvinte e faça o máximo possível para resolver o problema. Saiba contornar as situações e apresente-se como o herói ao cliente.

12- Clichês

Evite os clichês, jargões, frases-feitas ou até mesmo mentiras. Há grande possibilidade de soar como falsidade e você pode perder a confiança do cliente e, como consequência, a venda. Um vendedor sincero, porém não muito exagerado é melhor aceito pelo consumidor. O mesmo vale para sua comunicação. Propagandas e divulgação sem criatividade ou de qualidade duvidosa não vão contribuir em nada para conquistar clientes e vender mais. Para conseguir excelentes materiais de comunicação, conte com a We Do Logos e toda competência de seus quase 80 mil designers!

Veja as ventagens de desenvolver sua publicidade e materiais de divulgação com um site de concorrência criativa:


13- Despreparo


O Despreparo e a falta de segurança mina a credibilidade do vendedor e da própria marca com o cliente. Esteja sempre ligado às tendências e acontecimentos e saiba tudo sobre os produtos. Caso não conheça a fundo algum produto, indique um colega que conheça a fundo e possa passar segurança para o cliente. E você que é gestor, busque sempre treinar e profissionalizar sua equipe.

14- Erros

A falta de atenção pode ocasionar alguns erros. Equívocos de qualquer natureza podem afastar os clientes seja ele levar um produto trocado para casa, a demora na entrega de algo ou até mesmo se você escrever o nome dele errado. Entretanto, siba sempre transformar um problema em oportunidade. Aprenda com seus erros e veja se é possível agir de alguma maneira para satisfazer o cliente insatisfeito.

15- Metas


Na área de vendas, a bonificação por resultados é algo extremamente comum. Quanto mais vender, mais o vendedor recebe no fim do mês. Fica claro como vender mais e conquistar clientes se torna uma meta desta profissional! Entretanto, esta gana por resultados pode gerar insatisfação do cliente, pois o vendedor tentará a qualquer custo fechar a venda sem se importar com o real objetivo do cliente. Esta conduta desgasta a relação e a negociação. Quem é gestor também deve estar atento, pois algumas metas astronômicas provocam este comportamento. Evite também criar ambientes muito competitivos, como por exemplo, apenas que vender mais ganhará a comissão.

Procure sempre ter as dicas acima como norte, pois elas lhe ajudarão tanto a fidelizar seus habituais clientes, como também conquistar clientes e vender mais. Busque o equilíbrio nas ações para que os consumidores não fujam de suas lojas. Afinal, não adianta nada saber como vender mais e conquistar clientes se você não souber como mantê-los fiéis a sua empresa!

Depois de todas estas dicas bem práticas e objetivas de como vender mais e conquistar clientes, vam,os abordar um tema bem atual e que vem ministrando excelentes resultados: o storytelling.

16- Como vender mais e conquistar clientes com storytelling

Você já ouviu falar em storytelling? Resumidamente, trata-se da arte de contar histórias, algo muito antigo, mas não ultrapassado. Esta é uma excelente ferramenta para muitas empresas que têm dificuldades para atingir seus colaboradores e fazê-los entender toda a sua cultura e história, junto com seus princípios e valores, e implementá-los no dia a dia. A maneira mais fácil, simples e divertida de envolver esses funcionários é organizar os fatos da empresa dentro de uma estrutura de história.


A prática do storytelling tem se tornado uma rotina em quadros executivos de grandes empresas. O motivo para isso é que a criação de histórias narrativas pode gerar maior alcance para mensagens e estratégias motivacionais dentro das corporações. Stephen Dennings, autor do livro “O poder da narrativa nas organizações”, afirma que “Ao tentar comunicar uma nova ideia para uma audiência cética, descobri que as virtudes de precisão, rigor e transparência não estavam funcionando. Tendo passado a vida toda acreditando no sonho da razão, fiquei pasmo ao ver que uma história contada apropriadamente tinha o poder de fazer o que um estudo analítico rigoroso não conseguia: comunicar uma estranha ideia nova com facilidade e de forma natural, motivando rapidamente as pessoas a agirem com grande entusiasmo”.

Passar conhecimento através de histórias é uma técnica poderosa. O sócio-diretor da consultoria Terraforum, Beto do Valle, estabelece 3 passos básicos para a criação de uma história bem sucedida.

  1. Identificar quais são os objetivos da história proposta.

  2. Mapear quais histórias podem ilustrar melhor a mensagem e o conceito que se deseja transmitir.

  3. Procurar a melhor forma de apresentar a história selecionada – se por meio de estudo de casos, depoimentos em vídeo ou narrativas e roteiros.

Storytelling e a inovação

O especialista britânico Yann Cramer considera o cenário aventuresco, da jornada heróica, como o ideal para a ideia de inovação e rompimento com o convencional. Ele ainda estabelece os principais ingredientes para uma boa história que ilustre o conceito de inovação e privilegie a inserção de novos conceitos:

  1. Personagens humanos, com qualidades e limitações, um passado de sucessos e fracassos, mais humanos do que super-heróis.

  2. Uma problemática – um passado feliz que foi gradualmente invadido por um problema que se tornou sombrio demais para ser ignorado.

  3. Uma visão negra de quão pior poderá ser o futuro caso o problema não seja resolvido.

  4. A chave ou segredo que pode salvar o futuro e mudar o curso da história.

  5. Uma visão maravilhosa do futuro caso a chave de sua salvação seja usada ou conquistada.

  6. Um mapa com os próximos passos da jornada rumo à salvação.

Ferramentas modernas

A prática do storytelling ainda pode ter algumas ferramentas de apoio e desenvolvimento de histórias bem-sucedidas. Existem sites e softwares gratuitos na rede, como o Capzles, que criam linhas do tempo. Alguns funcionam como ferramenta de mídia social e permitem criar montagens e colagens de imagens, vídeos, músicas, documentos e outras mídias para ilustrar um tema ou contar uma história.


Como você viu, conquistar cliente e vender mais demanda, entre diversas outras providências, uma boa comunicação. Para isso, use a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina, para fazer seu logotipo, banners digitais, papelaria, website ou qualquer material gráfico por um preço justo. Você decide o prazo e quanto quer pagar e em seguida pode solicitar quantas alterações você quiser. Receberá as primeiras opções de arte em poucas horas e tem a garantia de um compromisso total com sua satisfação ou recebe seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

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