Como vender mais e conquistar clientes é uma preocupação que pode ser considerada uma das mais importantes em qualquer negócio. Conhecer seu público, saber planejar e se organizar, desenvolver bons materiais de comunicação e marketing são alguns exemplos do que pode ser feito para conquistar clientes e vender mais. Veja aqui as 16 dicas que separamos para orientar você nesta busca, mas lembre-se: por mais que você se esforce, o primeiro passo é ter um bom produto ou serviço, Sem isso, não há como vender mais e conquistar de forma sustentável e duradoura!
16 dicas de como vender mais e conquistar clientes
O primeiro bloco de dicas para conquistar clientes envolve empresas novas no mercado. Sua empresa está apenas começando e, como qualquer outra, é preciso atrair clientes para gerar faturamento. Esta tarefa não é fácil e é um dos problemas que mais assola os empreendedores. Se sua companhia é nova, veja dicas de como proceder para conquistar novos clientes.
1- Para quem é o produto?
A palavra “foco” ajuda muito neste momento, entenda quem é o seu público-alvo para realizar ações direcionadas para o mesmo.
É preciso segmentar seus clientes. Você deverá canalizar sua comunicação a um determinado público-alvo. Após isto, os mesmos vão analisar se seu produto ou serviço repassa credibilidade, utilidade e simplicidade.
Uma vez percebendo estes valores, os potenciais clientes tornam-se, de fato, consumidores da marca, iniciando todo processo de como vender mais e conquistar clientes. Mas como comunicar isso?
Como já falado, seu produto não é para todo e qualquer indivíduo. Se você já conhece seu target, agora é preciso foco na hora de anunciar.
Um plano de comunicação bem estruturado pode demorar um pouco, mas você saberá onde e como chegar ao seu cliente, o que vai ajudar na economia de recursos.
Quer ver um exemplo impressionante de uma empresa que soube como conquistar clientes e vender mais (80% de aumento!!) usando corretamente a comunicação e a identidade visual? Confira o CASE de Sucesso do restaurante carioca Point do Macarrão que depois de fazer logotipo, cardápio, capa de Facebook, fachada do restaurante e muitos outros materiais com a We Do Logos, percebeu esse expressivo aumento de vendas e chegou a receber propostas de franquia. Dê uma olhada:
Veja também: Tudo sobre empreendedorismo: alavanque seu sucesso!
2- Meu produto é o melhor!?
Você investiu bastante e acredita no seu produto ou serviço, mas o sentimento do cliente pode não ser recíproco. É sua tarefa deixar explícito porque você é a melhor escolha.
Você precisa se destacar no meio da concorrência, conquistar clientes e vender mais, afirmar solidamente que é a melhor opção. O mais importante neste ponto não é somente se auto dizer o melhor, mas oferecer um produto ou serviço de qualidade, se não for assim nem mesmo o melhor plano de marketing vai te colocar a frente do seu concorrente. É o que comentamos acima: sem um bom serviço ou produto não há como vender mais e conquistar clientes…
3- O primeiro cliente
O primeiro cliente será marcado para sempre em sua vida empresarial e até mesmo pessoal. Ele deverá ser o primeiro de muitos. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados ao negociar com ele. Existem dois tipos de clientes que podem prejudicar seu início de carreira.
O perfeccionista: ele vai querer tudo perfeito, fará mil exigências e poderá exigir alterações. Você vai ter muita dor de cabeça para tentar satisfazê-lo e fará o máximo possível para que ele não tenha o que reclamar da sua empresa.
O aproveitador: é aquele cliente que imagina que está lhe “fazendo um favor”. Ele vai querer te explorar ao máximo possível com o objetivo de que está te ajudando a ganhar experiência.
Nenhum cliente deve ser negado, mas é preciso estar atento ao que pode aparecer, para saber como vender mais e conquistar clientes sem comprometer a lucratividade do seu negócio.
4- Invista na sua marca
É a sua marca que vai transmitir os valores da sua empresa aos seus clientes, portanto é crucial que ela seja bonita, atraente e comunique o que você precisa. Encontrar um profissional ou empresa que realize um bom trabalho de comunicação visual muitas vezes não oferece um bom custo-benefício, diferente da We Do Logos, uma opção que oferece um trabalho de qualidade que cabe no seu bolso, isso porque o diferencial está no modelo de trabalho que conta com dezenas de designers simultaneamente. Além destes 3 exemplos abaixo, confira nosso Portfólio Criativo com milhares de projetos realizados para mais de 35 mil clientes satisfeitos!
O objetivo principal que os empreendedores devem adotar ao abrir sua empresa é ter foco. Desta maneira, muitos recursos podem ser poupados. Outra ação que não pode ser deixada de lado é realmente apresentar um serviço ou produto que verdadeiramente satisfaça seu público alvo.
Gostou destas dicas iniciais sobre como atrair clientes e vender mais? Veja a seguir como vender mais e conquistar clientes usando as famosas 5 técnicas AIDAS!
Antes do cliente comprar na sua empresa, é preciso que você, empresário, siga algumas dicas para que seu produto ou serviço seja comercializado. Uma vez conhecendo este procedimento, você estará mais apto a entender e conquistar o consumidor. Veja 5 passos a seguir na hora de vender seu produto, perceba que cada uma das palavras abaixo, reunidas, forma o acrônimo AIDAS, uma tradicional técnica que ensina como vender mais e conquistar clientes!
5- Atenção
Antes que alguém compre algo de você, ele precisa saber da sua existência. Para isto, você precisa chamar sua atenção. Seja através de propaganda ou indicação, é preciso trabalhar a divulgação para que ela ouça falar de você.
6- Interesse
Uma vez que seu público-alvo seja alcançado por sua propaganda, naturalmente ela irá adquirir interesse no que é oferecido. Esse interesse desperta a vontade de saber mais. O cliente em potencial, então, buscará mais informações para conhecer a empresa ou seu produto ou serviço.
7- Desejo
Se você tem um produto interessante, fez um trabalho decente de divulgação e outras etapas do processo de marketing, é nesta hora que o cliente demonstra se quer comprar ou não o produto.
Depois de conhecer as características principais do produto ou serviço, o cliente desperta seu desejo em adquiri-lo.
8- Ação
O ato da compra. Os comerciantes e empreendedores devem ter em mente que o consumidor é quem manda. Tudo deve ser feito para que eles gostem e se identifiquem com a marca e venha a comprar seu produto. Atenção nesta parte, pois as facilidades no ato da compra podem acelerar esta conversão.
9- Satisfação
É agora que tudo que você aprendeu sobre como vender mais e conquistar clientes vai ser levado a prova! Neste momento, o produto tem que corresponder às expectativas do cliente. Um cliente satisfeito comprará mais vezes e ainda fará propaganda positiva para posteriores.
Se preocupe em ter o cliente como foco sempre. Se houver um eficiente planejamento de comunicação e um ótimo atendimento, ele será facilmente um consumidor.
Dentro os pontos fundamentais da técnica AIDAS para conquistar clientes e vender mais está a atenção. Veja nesta nova sequência de dicas como assegurar a atenção de seus clientes:
Como qualquer empreendedor, você quer sempre saber como vender mais e conquistar clientes que gerem vendas e se identifiquem com sua marca ou produto. Atrair a atenção do consumidor não é algo fácil e é preciso dedicação em todas as partes no processo. Mas quando algo não é feito de maneira correta, o pior pode acontecer e o cliente se afasta do seu negócio. Conheça maneiras de evitar esse afastamento e descubra como conquistar e manter seus clientes.
10- Empatia
A falta de empatia é um obstácul