Quer dar uma impulsionada no número de vendas em seu negócio? Então, veio ao lugar certo, pois vamos analisar, neste post, algumas dicas práticas para aumentar as vendas que realmente trazem resultados.
Após esta leitura, esperamos que você consiga alinhar nossas ideias para aumentar as vendas com as estratégias já aplicadas em seu negócio.
Assim, o trabalho nada mais será do que um simples ajuste para alavancar melhores resultados ao longo do mês.
No final do artigo, conheça a metodologia SMART, para definir metas e auxiliar sua equipe a entender o que é preciso fazer para atingir os resultados.
6 ideias para aumentar as vendas em seu negócio
Antes de começar a se inteirar das novas técnicas de vendas que você pode usar em sua empresa, é sempre bom lembrar que promoções e outras ações comerciais precisam estar integradas em planejamento estratégico, um plano de negócios bem elaborado.
Para ter mais informações sobre isso, você pode ler estas postagem de nosso blog:
Pronto, vamos em frente?
1- Planeje-se sempre
Seja para realizar uma oferta sazonal ou mesmo ajustar os preços dos seus produtos ou serviços, é importante saber, exatamente, o quanto você pode mexer — e de qual maneira.
Afinal de contas, empresas sem planejamento estão fadadas às ações desorientadas e ao crescimento desordenado. Ao se organizar, por sua vez, você aprende a lidar com expectativas, metas, projeções e as ações necessárias para aumentar as vendas.
Vale, contudo, compreender a diferença entre planejamento e procrastinação. O primeiro é a cautela para se programar, de modo que você alcance os resultados esperados, enquanto o segundo é a perda de oportunidade, de tanto protelá-la.
2- Arrume o próprio negócio
Muitos gestores começam questionando os seus vendedores, a respeito dos resultados esperados, sem perceber que o problema pode estar em outra ponta do processo.
Por isso, o planejamento é crucial. Além de facilitar a projeção, também estimula a analisar todas as etapas do seu processo produtivo, ajudando a identificar carências e gargalos.
Antes de buscar algumas ideias para aumentar as vendas, é fundamental pôr ordem na casa e gerar a conscientização dos processos que merecem ser ajustados para gerar melhor capacidade de atendimento.
Só com um bom atendimento ao cliente se poderá conseguir vender mais.
Fazer promoções e, no final das contas, por estar com a empresa desorganizada, não conseguir atender, só vai gerar uma propaganda negativa sobre seu negócio.
3- Campanhas de e-mail marketing
Ao contrário do que muitos pensam, este tipo de comunicação, quando bem feito, gera excelentes resultados.
Para isso, você precisa ter uma lista de clientes que autorizaram que você envie e-mails para eles. Nada de fazer spam!
A forma mais usual de se fazer isso é por meio de um blog em seu site, onde você disponibiliza artigos, e-books, planilhas e outros materiais em troca desses dados dos clientes.
Se você não tem nada disso, está na hora de pensar no marketing de conteúdo como um excelente investimento de marketing para sua empresa.
Alternativamente, se você tem uma loja física, pode pedir aos clientes que deixem seus nomes e e-mails em troca de um brinde, para você começar a montar seu cadastro de clientes.
Campanhas de e-amil marketing, devem ser segmentadas, para que você envie a oferta certa pra o público certo. Ferramentas de disparo de e-mail gratuitas, como o MailChimp, por exemplo, podem te ajudar muita a fazer isso. Experimente!
Confira mais artigos sobre este assunto e comece agora mesmo:
4- Foque no seu diferencial
Você tem um diferencial? Aquilo que a sua concorrência não possui ou não explora devidamente? Sorte sua!
Afinal, por meio dessa característica única, você pode se apresentar como especialista em algo e promover esse elemento para o consumidor.
Com isso, fica fácil criar uma identidade à sua marca e fazer com que o consumidor tenha essa percepção também, sendo um aditivo e tanto para aumentar as vendas.
Por isso, se sua empresa é a maior da cidade, a mais bem localizada, a que tem mais variedade ou outra característica reconhecida pelo público, explore isso em uma promoção de vendas.
Crie materiais de comunicação, como panfletos, e distribua pela cidade, acrescente a isso mala-direta e e-mail marketing, como sugerido acima, e use a força de sua marca conjugada a uma promoção para vender mais.
Aproveite esta dica: Você sabe como fazer um bom folder de promoção?
5- Qualifique seus vendedores
Entre as ideias para aumentar as vendas, também achamos crucial o bom desenvolvimento profissional dos seus vendedores.
Isso significa tanto capacitá-los e criar treinamentos específicos, para que eles trabalhem de acordo com o perfil do público, quanto por meio de avaliações e feedbacks periódicos.
Dessa maneira, eles aprendem não apenas o que devem fazer para se alinhar às suas ideias, como descobrem gargalos em suas próprias carreiras que podem ser aperfeiçoados.
Com esses dois projetos de desenvolvimento, é possível motivar a sua equipe e contar com eles para contribuírem ativamente para o aumento de vendas no seu negócio!
6- Entenda o seu cliente
Por fim, vamos exteriorizar as ações que podem levar o seu negócio a obter um aumento nas vendas. E isso se dá por meio da observação e análise do seu público-alvo.
Afinal de contas, quem melhor do que o seu próprio consumidor para apontar quais são as suas dores, desafios e problemas — e quem melhor do que você para gerar o melhor tipo de solução para cada um deles?
Até por isso, é tão comentada, atualmente, a importância do funil de vendas e como você pode abordar o cliente da melhor forma possível ao entender o funil e como funciona a jornada de compra do seu consumidor.
Pondo as ideias de vendas em prática de forma inteligente:
Se você decidiu por alguma ação prática, seja o e-mail marketing, a promoção que valoriza seu diferencial ou a capacitação de sua equipe, defina uma plano de ações práticas.
Para isso, use a metodologia SMART para definir metas. É uma sigla que vem do inglês e significa:
Specific, measurable, attainable, relevant e time-bound, isto é, suas metas devem ser:
eSpecíficas: determinar claramente o que deve ser feito
Mensuráveis: tem que ter um número a ser atingido
Atingíveis: nada de metas impossíveis, que só desmotivam os vendedores
Relevantes: o resultado tem que ser importante para atingir seu objetivo
Tempo definido: quando vamos atingir essa meta?
Exemplo de uma meta SMART para aumentar vendas:
Criar uma promoção com 30% de desconto em nossos produtos da linha X, ressaltando nosso diferencial de “entrega sempre no horário” nos materiais de comunicação. Vamos aumentar as vendas desses produtos em 50%, gerando uma receita de tantos mil reais, que corresponde a 30% de nosso faturamento médio neste mês. Devemos atingir isso até o final do mês que vem.
Vale muito a pena combinar as ideias para aumentar as vendas que expusemos neste post! Mas saiba que elas não são as únicas, pois, como dissemos: você tem em mãos as possibilidades em combiná-las de diferentes maneiras para obter os melhores resultados possíveis!