top of page

Precisando de serviços de Design?
Clique no botão abaixo:

Foto do escritorWe Do Logos

6 Dicas de marketing para Personal Trainer

O mercado fitness brasileiro cresceu de forma acelerada na última década. Os hábitos dos brasileiros têm mudado, o que aumentou o seu foco em consumir alimentos mais saudáveis e praticar exercícios físicos. Nosso país já é o segundo do mundo em número de academias com, aproximadamente 33 mil unidades em funcionamento. E, anualmente, formam-se mais de 30 mil educadores físicos. Com isso, a concorrência aumentou consideravelmente. E o aumento da procura por aulas particulares passou a exigir dos profissionais estratégias específicas de marketing para personal trainer.

Mas se você está começando ou conhece alguém que está entrando no mercado de Educador Físico agora, separamos 6 dicas de marketing para personal trainer que vão te ajudar a vender sua marca pessoal e a se tornar uma referência profissional para seus alunos e, principalmente, para o mercado. Vamos conferir ?

1. Crie uma marca

Antes de começar suas aulas particulares e divulgar seus serviços, crie uma identidade visual para representar a sua marca. Sim! O seu nome será a sua marca. Você confiaria em uma academia sem uma identidade visual profissional? Então imagine que você também precisa despertar a confiança das pessoas. Hoje em dia existem muitos profissionais de Educação Física e para você se tornar uma referência será necessário encontrar meios de se diferenciar dos seus concorrentes. Essencialmente, desenvolva um logotipo e um cartão de visitas contendo informações básicas de contato, registro profissional e especialidade, quando houver. A WeDoLogos é uma grande referência na criação desses materiais, que são parte essencial do marketing para personal trainer.

2. Estude mais e posicione-se

A educação física é uma ciência biológica e, por isso, está em constante modificação. O personal trainer é visto pelos alunos como um consultor para a  prática de exercícios físicos. Portanto, cabe a ele conhecer o que é melhor para diferentes objetivos, limitações físicas e ainda assumir, muito frequentemente, o papel de motivador. É muito importante manter-se atualizando, estudando cada vez mais sobre o impacto de exercícios físicos no funcionamento do corpo humano, composição corporal e estética.

As redes sociais aumentaram o acesso à informações. O problema é que muitas delas são propagadas por pessoas sem formação profissional. Blogueiros tornaram-se referência de estética e, consequentemente, de padrões alimentares e de exercício. Acompanhar as tendências trazidas por eles é importante e, ainda mais importante, é saber criticar os modismos e se posicionar tecnicamente sobre isso. A clareza de informações, dados científicos e a demonstração da sua capacidade técnica e intelectual serão fundamentais para conquistar um público maior e mais fiel.

3.  Faça parcerias

A primeira coisa que você deve pensar para criar boas parcerias é na pessoa que você deseja ter como cliente. Você sabe dizer quem é o seu “comprador ideal”? Entender os principais hábitos e características dessas pessoas te dá a capacidade de identificar outras profissões complementares à sua e que podem se potencializar. Os principais pontos de conexão entre diferentes empresas são o objetivo e as necessidades de um potencial cliente.

Vamos exemplificar isso para ficar mais claro?!

Além da atividade física, alguém que deseja emagrecer, por exemplo, pode procurar um nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista. Pode ainda lançar mão de procedimentos estéticos, cirúrgicos ou não. Pode ter problemas com autoestima ou sofrer de algum distúrbio alimentar e fazer acompanhamento psicológico para tratar essas questões. Percebe como faz sentido que você faça parcerias com esses profissionais? A indicação aumenta a sua capacidade de captação de alunos além de fortalecer seu nome como profissional.

4. Público alvo

Hoje em dia, além das pessoas se matricularem cada vez mais jovens na academia a terceira idade tem praticado exercícios físicos com muito mais frequência. Uma outra tendência, a modalidade funcional, estendeu a prática de atividades físicas para outros locais como praias, parques e praças. Com um mercado tão abrangente é preciso ter foco. Por isso, é importante definir em qual público focar e quantos alunos você pretende (e consegue) atender por semana ou durante o mês. E você deve pensar na logística também já que, na condição de profissional autônomo, você não precisa atuar em um único lugar. Organize-se para não comprometer a sua vida pessoal e para conseguir cumprir com todos os horários que agendar para atendimento.  

5. Divulgue sua marca

Uma vez criada a sua identidade visual é hora de espalhar seu negócio, fazê-lo ser conhecido por mais pessoas.

Distribua seus cartões de visita e crie páginas nas redes sociais para aumentar o seu alcance. Além disso, aplique o seu logo a outros elementos de comunicação, como assinatura de e-mail, papel timbrado e pasta para entrega de avaliações físicas, postagens de redes sociais, folheto e até mesmo uniforme. Essas são formas da sua marca se fazer presente e visível para todos, além de transmitir muito mais profissionalismo. A WeDoLogos também realiza estes projetos e, com um preço bem acessível, pode oferecer dezenas de opções para que você faça sua escolha.

6. Trabalhe sua rede de relacionamentos

O ambiente descontraído das academias é um convite aos bons relacionamentos.  Quanto mais pessoas você conhece e tem bom relacionamento, mais alcance a sua marca pode ter. Uma excelente estratégia de marketing para personal trainer é trabalhar com indicações. Você pode, por exemplo, criar um programa entre os seus alunos oferecendo um percentual de desconto na mensalidade se trouxerem mais alunos para você. Em um mercado tão competitivo como este, indicações são uma das maneiras mais efetivas de conquistar novos alunos. Isso porque você está respaldado não só pela sua credibilidade como também pela de quem fez a indicação.

Agora que você conferiu essas dicas, está na hora de colocá-las em prática. A WeDoLogos, maior agência de design para PMEs do Brasil, pode te ajudar com isso. Além de desenvolver a sua identidade visual você poderá criar todos os materiais para divulgar e profissionalizar o seu negócio.

Quer criar a identidade visual da sua marca agora? Clique aqui!!! 😉

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page