Atualmente, ter um site não é mais suficiente para as imobiliárias no Rio de Janeiro ou São Paulo conseguirem os melhores negócios e estimular a venda e aluguel de casas por parte dos consumidores. Existe muita concorrência no mundo online também e, por isso, é preciso saber se destacar virtualmente, em particular nas cidades grandes do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, entre outras.
Os anúncios online têm mais detalhamento do que os criados para jornais ou murais imobiliários e precisam de mais atenção e dedicação por parte do corretor de imóveis. Existem diversas técnicas que ajudam a aumentar a visibilidade dos anúncios e da imobiliária em si, o que atrai mais visitantes e, consequentemente, mais leads qualificados – ou seja, pessoas realmente interessadas em comprar ou alugar imóveis no momento.
O que é SEO e como as imobiliárias podem aproveitar?
Uma das principais técnicas utilizadas para aumentar o tráfego de usuários em sites e blogs é o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre). Essa técnica consiste em diversos detalhes que fazem com que sua página seja melhor vista pelos buscadores (especialmente o Google) e assim, apareça entre os primeiros resultados quando alguém pesquisa algum termo específico.
Diversos estudos apontam que quando os consumidores pesquisam algo no Google, eles raramente vão para as páginas seguintes. Por isso, estar entre as primeiras colocações significa ter mais visibilidade e, consequentemente, conseguir com que o anúncio alcance mais pessoas. Dentre os usuários que visualizam o conteúdo, alguns podem entrar em contato e verificar o imóvel.
5 dicas práticas de SEO para a venda de imóveis
Para ajudar a melhorar o posicionamento em mecanismos de busca, confira cinco dicas de SEO voltadas para as imobiliárias de Rio de Janeiro ou qualquer outra cidade grande.
Ressaltamos que essas dicas também são válidas para outros segmentos.
Produza conteúdo de qualidade e com frequência
Um dos pilares para conseguir desenvolver o SEO é criar e distribuir conteúdos relevantes. Quanto mais interessante for seu texto, com imagens, gráficos e listas, mais tempo o usuário permanecerá na sua página, o que também conta.
Além disso, os mecanismos de busca identificam palavras-chave utilizadas e a coerência entre o assunto do site e do conteúdo em si. Pesquise as palavras mais buscadas em seu ramo, capriche no título e utilize todas as ferramentas que existem para auxiliar nessas tarefas, como o Snippet Optimization do SEO Mofo ou o Google Trends.
Tenha um site mobile
Um requisito do Google para classificar os sites é se ele é responsivo. Isso significa que o site foi desenvolvido para adaptar-se a diversos tamanhos de tela como desktops, notebooks, tablets e smartphones. Com a adaptação mobile, os elementos mudam de posição, tamanho e prioridade e privilegiam a experiência do usuário.
Verifique a velocidade de sua página
Páginas muito pesadas, que demoram para carregar, costumam afastar os consumidores, que logo saem e buscam outro site. Por isso, analise a velocidade através de ferramentas como o Google PageSpeed e promova melhorias se necessário, garantindo o melhor posicionamento.
Interaja com os consumidores
Responder comentários, dúvidas e e-mails é algo importante, mesmo que o visitante do site não esteja no momento de compra. Estabelecer um bom relacionamento pode fazer a diferença quando ele estiver pronto para realmente adquirir um lar ou indicar a imobiliária para outras pessoas.
Divulgue seu conteúdo e sua marca
De nada adianta produzir conteúdos completos e ricos se você não souber como divulgá-los. Utilize banners em outros sites, newsletter e redes sociais para disseminar os textos, infográficos e também sua marca.
Os avanços da tecnologia online devem ser aproveitados pelos corretores e imobiliárias para potencializar suas vendas, mesmo que em algum momento sejam necessários os serviços de um profissional especializado no assunto. Se restou alguma dúvida sobre o SEO no mercado de imóveis, deixe um comentário!