Abrir um negócio é o sonho de quase 70% dos profissionais que atuam hoje no Brasil. Para muitos, ter sua própria empresa, significa liberdade financeira e realização pessoal. Por outro lado, vemos uma série de estatísticas negativas em relação à mortalidade de empresas em nosso país.
Os números mais recentes do IBGE apontam que cerca de 60% das empresas fecham as portas em até 5 anos de funcionamento. Isso se deve à muitas razões diferentes. Pensando nisso, vamos te dar 9 dicas para não cair nas estatísticas e construir uma empresa realmente de sucesso. Confira!!!
Escolha do ramo de atuação
Algumas pesquisas apontam que os brasileiros empreendem mais frequentemente em negócios a que estejam familiarizados. Inovar parece aumentar os riscos de fracasso, não é mesmo?
A escolha do ramo de atuação deste novo negócio deve estar relacionada não só à sua afinidade pessoal, mas à uma série de fatores importantes para garantir o sucesso de uma empresa. É fundamental avaliar o mercado para o setor que você pretende começar um negócio. Considere e avalie condições que podem interferir no padrão de consumo das pessoas. Entenda em qual categoria se enquadra o seu produto ou serviço. Estamos falando de algo básico ou supérfluo?
Outra coisa importante é avaliar a disponibilidade de mão de obra qualificada para este ramo. Isso é ainda mais significativo para pequenas empresas. Não duvide! Um único funcionário é capaz de te levar à falência. Falar em análise de concorrência parece óbvio, mas acredite! Nos quase 8 anos de funcionamento da We Do Logos e mais de 50 mil clientes já esbarramos diversas vezes com empresários que não conheciam suas ameaças!
Além de conhecer seus concorrentes, te diria para conhecer também as estratégias de marketing usadas por eles!
Pense em um diferencial para o negócio
Empresas inovadoras tendem a se destacar no mercado quando encontram um modelo de negócio de sucesso. O grande desafio está em encontrar o caminho das pedras. Soluções disruptivas enfrentam mais dificuldade para convencer seus clientes a comprarem e utilizarem seus produtos e serviços. Então, uma das dicas mais importantes é buscar um diferencial competitivo que tenha uma fácil aceitação no mercado. Essa pode ser uma das melhores estratégias para garantir o seu sucesso!
Além disso, você deve ter um pouco mais de cautela e analisar a aceitação do seu produto. Por isso, antes de fazer qualquer grande investimento no seu novo negócio, valide a opinião dos clientes e estude os custos relacionados às estratégias de penetração no mercado. Lembre-se de que seus concorrentes também estarão fazendo esforços para captar as mesmas oportunidades de negócio que você.
Valide sua ideia antes
Muitos empreendedores ficam tão fascinados pelas suas próprias ideias que se esquecem de perguntar se os clientes estão dispostos a pagar por ela. Diversos negócios fecham as portas não porque seus produtos são ruins, mas porque não têm utilidade real ou não agregam valor suficiente ao consumidor — o que é um grande problema.
Antes de fazer qualquer investimento, peça o feedback de seus potenciais clientes. Isso pode ser feito com uma conversa direta ou até mesmo desenvolvendo um protótipo para que eles possam utilizar — o que vai ajudar não só a validar o interesse dos clientes, mas a encontrar melhores formas de desenvolver seu produto, com base na experiência de casos reais.
Para você fazer isso, é importante conhecer bem o perfil das pessoas que você deseja atingir e que, na sua percepção, teriam interesse para consumir o que você quer ofertar.
Uma boa forma de entender isso é pensar sobre quais os problemas a sua solução resolve. E não precisa ser, necessariamente, algo extremamente complexo. E uma dica para fazer isso é listar os benefícios que seu produto ou serviço oferecem. E entenda que existe uma grande diferença entre benefício e característica. Veja o exemplo abaixo:
Você está criando um novo aparelho de ginástica e seu objetivo é que as pessoas comprem para usar em casa. Mas esses aparelhos, normalmente, ocupam muito espaço. O seu produto é pequeno (característica), por isso, cabe em vários lugares sem ocupar espaço (benefício).
Entende a diferença? E essa é a linha que você deverá seguir. Associe um problema do seu cliente a um benefício do seu produto e você terá uma boa referência de como será o padrão de consumo das pessoas. Será mais fácil aplicar uma pesquisa ou lançar uma versão freemium agora.
Tenha um plano de negócios
Um plano de negócios (ou empresarial) é um documento que registra os objetivos que uma empresa tem. Além disso, você terá ali quais os passos devem ser dados para alcançá-los. Isso inclui a análise de mercado, concorrência, levantamento de possíveis fornecedores, mão de obra necessária, e avaliação das principais oportunidades e ameaças que o seu negócio tem.
Desenvolvendo um bom plano de negócios, você se vê obrigado a pensar em todos os aspectos que envolvem a sua nova empresa. Essa ferramenta vai avaliar não só aspectos técnicos, mas ajudar o empreendedor a ter uma visão global sobre gestão, marketing, recursos humanos e a fazer as projeções financeiras necessárias para avaliar a viabilidade do negócio.
Capacite-se
Gerenciar uma empresa exige muito mais que paixão e motivação. Antes de abrir um negócio, um novo empreendedor precisa se capacitar para enfrentar todos os desafios que virão pela frente. Para gerenciar uma empresa com sucesso, é preciso ter conhecimentos e habilidades em gestão de negócios, estratégias empresariais, finanças, contabilidade e gestão de pessoas.
Existem diversos cursos que você pode fazer, inclusive do próprio Sebrae. Além disso, o mercado online oferece uma série de vídeos e cursos com conteúdos ricos sobre temas diversos ligados ao empreendedorismo. Ccertamente te ajudarão a desenvolver-se como profissional e gestor de negócio.
Monte sua equipe
Outra dica valiosa para qualquer um que quer entrar no mundo dos negócios é montar a melhor equipe possível de trabalho. E estamos falando de todas as pessoas; sócios co-fundadores ou colaboradores. Os primeiros integrantes do time são aqueles que farão o negócio acontecer e sair do papel. Essa é a equipe que vai levar a empresa ao mercado e causará as primeiras impressões. Essas pessoas precisam ter conhecimentos complementares e muita sinergia para trabalharem em conjunto, desenvolvendo o melhor trabalho possível. Por isso, procure profissionais de confiança que também tenham espírito empreendedor e que vão vestir a camisa da empresa.
Costumamos dizer aqui na We Do Logos que o colaborador precisa ter o sentimento de pertencimento. É fundamental que ele saiba o quanto o seu trabalho é determinante para o sucesso da empresa. E fazê-lo entender que o sucesso da empresa também representa um sucesso pessoal e profissional.
Faça networking
Estamos vivendo a era da comunicação e no mundo dos negócios, construir um bom relacionamento e criar networking é tão ou mais importante do que no âmbito pessoal. Essa rede de relacionamento pode ser fortalecida participando de associações comerciais, feiras e eventos da sua área. Isso te ajudará a encontrar novas oportunidades de negócio, novas ideias para sua empresa e potenciais parceiros que podem te ajudar a escalar o seu negócio muito mais rapidamente. Una forças!!
Pense no posicionamento da marca
Escolha um nome que passe confiança e que esteja relacionado com o propósito da empresa. Afinal, o nome é o primeiro contato que seus clientes terão com sua organização, então ele precisa causar uma forte identificação e estabelecer uma relação de confiança.
Não se preocupe se você não tiver muitas ideias nem se todas elas te parecem inadequadas. O processo de criação de nome é mesmo mais subjetivo e você pode recorrer à We Do Logos para desenvolver isso para você, caso perceba que a orientação de um profissional pode te ajudar nesse desafio.
Após a criação do nome, é preciso saber exatamente qual será o posicionamento da sua marca no mercado. Isso está diretamente ligado ao público-alvo e à mensagem que você quer passar. O posicionamento da marca vai direcionar, por exemplo, sua escolha pelos canais de comunicação mais adequados para divulgar seus produtos ou serviços e pelo tipo de linguagem utilizado.
Qual é a imagem e a mensagem que você deseja transmitir às pessoas? Como você gostaria que elas descrevessem a sua empresa. Direcione a sua comunicação de modo a alcançar esses objetivos.
Fique atento à identidade visual
Empresas de sucesso estão sempre preocupadas com sua identidade visual. Ela também está intimamente relacionada ao posicionamento da marca. A identidade visual não pode mudar radicalmente e com frequência, pois os clientes precisam se identificar com ela. Por outro lado, é fundamental mantê-la atualizada e compatível com a imagem que você deseja transmitir, principalmente se houver alguma mudança de posicionamento. Uma das dicas para empreendedores é não negligenciar a identidade visual. Preocupe-se, pricipalmente, em mantem um padrão. Tenha um logotipo que, além de bonito reflita sua qualidade, profissionalismo, idoneidade, valores etc. Aplique esse logo a todos os elementos visuais com os quais o seu público terá contato; cartões de visita, peças para redes sociais, site, fachada e por aí vai!
Seguindo essas dicas você estará, pelo menos, 9 passos mais próximo do sucesso que deseja.
O nosso time está à disposição para esclarecer suas dúvidas sobre identidade visual, comunicação, marketing e empreendedorismo. Conte conosco para se realizar como empreendedor. Será sempre um grande desafio, mas como já dissemos aqui, ter os melhores ao nosso lado faz toda a diferença!!! 😉
E você, tem alguma dica para abrir um novo negócio? Deixe seus comentários!