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A diferença de meta e objetivo e como atingir os dois!

4♥No fundo, lá no fundo mesmo, poderíamos dizer que não existe diferença de meta e objetivo, uma diferença real. São sinônimos, palavra que significam a mesma coisa.

Mas, como diria aquele velho ditado: na prática a teoria é outra.

O objetivo parece ter mais importância que a meta e, na verdade, as metas seriam as etapas par se alcançar o objetivo final. Um exemplo seriam as famosas metas de vendas.

Independentemente de existir ou não essa diferença entre meta e objetivo, uma coisa precisa ficar clara: tanto a meta quanto o objetivo, precisam de 2 características principais:

  1. Um valor, um número, uma cifra mensurável a ser alcançada.

  2. Um prazo para que isso aconteça.

Alguns falam em objetivos qualitativos, mas, na verdade, isso pode ser interpretado como alcançar determinada qualidade ou estado, uma vez, por exemplo:

  1. Objetivo: ser o líder de mercado até o final do ano.

Como você notou, objetivos, metas e planejamento são palavras que andam sempre juntas.


Mas vamos entender melhor esta diferença de meta e objetivo que é muito usada na prática dos negócios

A sutil diferença de meta e objetivo

O objetivo do futebol é o gol? Vamos pensar assim: me diga um sinônimo de gol, no futebol? Isso: meta. Quando se bate o tiro de meta, se chuta a bola próxima ao gol, daí o nome.

Então, a meta do futebol, aquilo que nossa equipe tem que fazer, são os gols.

Mas, então, qual o objetivo? O Objetivo poderia ser ganhar o jogo (nem sempre!).

Vamos entender melhor. Imagine um técnico instruindo seus jogadores no início de uma disputa e demonstrando sua liderança da equipe.

Ele poderia definir o objetivo da partida como ganhar o jogo?

Sim, existe algo mensurável, ser o vencedor. Ou você é ou você não é, a medida é um ou zero, mas é mensurável. E existe um prazo para conseguir isso, até o final da partida.

Portando:

  1. Objetivo da partida: vencer o jogo (até os 90 minutos, claro).

Mas qual seria a meta?

  1. Uma meta poderia ser: fazer ao menos 2 gols no adversário.

  2. Outra meta ainda: não sofrer nenhum gol.

Mas e se o técnico tiver um planejamento mais refinado, de longo prazo, ou mesmo que dependa das características do jogo?

Diferença de meta e objetivo para uma situação específica

Definimos que o objetivo do futebol é ganhar o jogo, certo?

Mas você já viu isso antes, principalmente em jogos da copa do mundo, quando uma equipe fraca, na fase de mata-mata, depois de ter se classificado por milagre na fase de grupos, muda seu objetivo para empatar o jogo, depois empatar na prorrogação e, em seguida, rezar pra ganhar na disputa de tiros ao gol, no final da partida.

  1. Assim, seu objetivo passa a ser: empatar o jogo.

  2. E sua meta: ficar na defesa e não tomar gol.

A lição deste exemplo é simples: os objetivos e as metas mudam, conforme as situações enfrentadas.

E a diferença entre objetivo e meta pode mudar ainda mais, quando se pensa em longo prazo e se define uma estratégia.

Diferença entre meta e objetivo em relação a sua estratégia

Agora o nosso técnico está pensando em longo prazo. Seu objetivo passou a ser ganhar o campeonato!

Portanto, a meta de cada jogo passou a ser a vitória, ou alguma variante, como no exemplo anterior, e os gols, ou a possibilidade de se defender e não levar nenhum, passam a ser metas táticas.

E estas metas podem ser levadas adiante, por meio de algumas atividades específicas de jogo (operacionais), como cavar faltas, segurar a bola em seu campo de defesa, demorar para pôr a bola em jogo, cobrar faltas com maestria etc.

Assim, chegamos a uma noda divisão da diferença de meta e objetivo:

  1. Objetivo estratégico (macro): ganhar o jogo

  2. Meta do jogo (metas táticas): a vitória (ou outra, dependendo do caso)

  3. Metas operacionais: fazer tantos gols, cavar tantas faltas, segurar a bola em seu campo por tanto tempo, etc.

Viu como isso ficou parecido com uma empresa?

Confira no próximo tópico uma metodologia chamada OKR, que divide sua estratégia em objetivos e resultados-chave.


Metas e objetivos usando o método OKR

Objetives e Key Results (OKR) é uma famosa metodologia usada por diversas empresas do vale do Silício, com destaque também para o próprio Google.

A ideia é definir objetivos e metas (vamos usar a palavra metas para substituir o Key Results, ok?) em cascata, até chegar ao plano operacional.

Assim, o objetivo estratégico é definido e são determinadas metas para as diretorias, por exemplo. Essas metas dos diretores, se tornam seus objetivos, e eles definem as metas para seus gerentes, e assim por diante até o nível operacional.

O melhor jeito de entender isso tudo é com um exemplo.

Digamos que em uma empresa de calçados, o CEO e o Conselho definiram o seguinte:

  1. Objetivo estratégico da empresa: Conseguir R$ 10 milhões de lucro até o final do ano.

Para isso, o CEO define as metas de seus diretores:

  1. Meta do diretor de marketing: Atrair 300 mil visitantes por mês ao e-commerce da empresa e 100 mil à lojas próprias.

  2. Meta do diretor de vendas: Vender 300 mil pares de calçados até o fim do ano.

Com estes objetivos definidos, estes diretores definem as metas de seus gerentes:

  1. Gerente de comunicação (responde ao marketing): Fazer 2 postagens por dia no Facebook, mais 3 em outras mídias sociais e uma postagem no blog da empresa por dia útil da semana durante o ano todo.

  2. Gerente de inovação (responde ao marketing): criar 2 novas linhas de calçados em 2 meses.

  3. Gerente de vendas: Preparar uma campanha de incentivo para os vendedores em 2 meses.

  4. Gerente de treinamento (responde a vendas): Desenvolver um treinamento sobre os novos calçados em 3 meses.

Desta forma, o objetivo de um torna-se a meta do outro, em uma sequência até os níveis operacionais.

Com esta metodologia, a Google cresceu espantosamente nos anos 90. Que tal aplicar em usa empresa?


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